Caetano Veloso e Maria Bethânia durante show no Rio de Janeiro. | Foto: Divulgação
Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia foram indicados ao Grammy 2026 na categoria Melhor Álbum de Música Global pelo disco “Caetano e Bethânia Ao Vivo”, lançado em maio de 2025. O anúncio foi feito na última sexta-feira (7) pela Recording Academy, responsável pela premiação, que acontecerá em 1º de fevereiro de 2026, em Los Angeles (EUA).
O trabalho marca o reencontro histórico dos dois artistas nos palcos, 46 anos após a última turnê juntos, realizada em 1978. Gravado durante a série de apresentações que percorreu arenas e estádios de várias capitais brasileiras entre agosto de 2024 e março de 2025, o álbum reúne 42 músicas distribuídas em 33 faixas.
Entre os destaques estão os clássicos “Reconvexo”, “Alegria, Alegria” e a inédita “Um baiana”, samba-reggae composto por Caetano e apresentado apenas nos dois últimos shows da turnê.
A indicação tem um peso simbólico especial: é a primeira vez que Maria Bethânia concorre ao Grammy, às vésperas de completar 80 anos. Já Caetano Veloso é veterano na premiação — em 2000, ele venceu na categoria Melhor Álbum de World Music com “Livro” (1997), prêmio que também já foi conquistado por Gilberto Gil e Milton Nascimento

