Compartilhar
publicidade
publicidade
Huberto Cabral relembra primeira visita da Imagem Peregrina Mundial de Nossa Senhora de Fátima ao Cariri
Décadas depois ele se prepara novamente para a passagem do monumento vindo de Portugal pelas ruas da região.
Bruna Santos
Humbero Cabral, radialista e memorialista. Está com uma camiseta azul.
Humbero Cabral, radialista e memorialista. Foto: Guto Vital / Portal M1.

Há mais de 70 anos o memorialista, repórter e radialista Huberto Cabral acompanhou a primeira visita da Imagem Peregrina Mundial de Nossa Senhora de Fátima ao Cariri, em 1953. Décadas depois ele se prepara novamente para a passagem do monumento vindo de Portugal pelas ruas da região.

Em entrevista ao Portal Miséria/M1, ele relembrou que o acontecimento foi um dos marcos religiosos mais importantes para o Cariri. “Porque a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima veio visitar a Diocese do Crato no dia 13 de novembro de 1953, ano que foi comemorado o Jubileu de Ouro de Dom Francisco e também o centenário da cidade do Crato. A imagem peregrina foi recepcionada no aeroporto que tem como patrona própria Nossa Senhora de Fátima”, rememorou.

Naquele ano, ele conta que houve o Tríduo nacional de Fátima, com fim em Fortaleza, reunindo visitantes de diversos estados, inclusive arcebispos e bispos. A Diocese do Crato foi quem abriu esse tríduo. A Diocese fretou um trem aqui de 15 vagões, conduzindo a réplica da Nossa Senhora de Fátima da catedral e lá em Fortaleza foi aberto o tríduo”, explica.

Imagem Peregrina Mundial de Nossa Senhora de Fátima na cidade do Crato, há 72 anos.

Imagem Peregrina Mundial de Nossa Senhora de Fátima na cidade do Crato, há 72 anos. Pe. Demontier está de cinza segurando a imagem. Foto: Diocese do Crato.

Expectativa

Com chegada ao Cariri no dia 10 de novembro, Huberto espera que a segunda recepção também fique marcada na memória dos fiéis como um momento especial.

Nós assistimos todo desenrolar  da primeira visita. Inclusive fomos deixar a Imagem até Cajazeiras. E agora, com esse acontecimento muito importante para esse desenvolvimento, conduzindo agora a devoção mariana à Nossa Senhora de Fátima”, finaliza.

Veja a entrevista completa

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria