Compartilhar
publicidade
publicidade
Do Cariri para o mundo: atletas de Várzea Alegre disputam Copa Sul-Americana na Colômbia
A dupla representará Várzea Alegre na Copa Sul-Americana, marcada para o dia 29 de novembro.
Aysha Quezado
Atletas que disputam Copa Sul-Americana representam Várzea Alegre.
Joedson e Gilvam, atletas da modalidade de parabadminton. | Foto: Ascom/Várzea Alegre.

Os atletas de parabadminton Joedson Vieira e Gilvam Ferreira embarcam em breve rumo à Colômbia, onde participarão da Copa Sul-Americana de Parabadminton, competição continental que reúne os principais nomes da modalidade na América do Sul. A dupla representará Várzea Alegre na disputa, marcada para o dia 29 de novembro.

A participação dos atletas foi viabilizada por meio de uma articulação entre o Governo de Várzea Alegre e a Secretaria do Esporte do Estado do Ceará. O apoio foi formalizado durante um encontro em Fortaleza, com a presença do secretário executivo de Esporte de Várzea Alegre, Antônio Arthur, e do secretário estadual Rogério Pinheiro. O acordo garantiu as passagens aéreas, além de ajuda de custo de hospedagem e alimentação da delegação.

Conquistas internacionais

Em entrevista ao Portal Miséria/M1, Joedson Vieira destacou que o convite surgiu “a partir dos bons resultados” conquistados em competições anteriores. A dupla é tricampeã cearense e ocupa atualmente o 10º lugar no ranking nacional e o 98º lugar no ranking mundial.

“Essa participação internacional representa muito, principalmente pelo fato de que hoje ainda existem muitos tabus em torno da deficiência. […] Não se trata apenas de esporte, mas também de inclusão. Estamos mostrando ao mundo que nós podemos, sim”, celebra Joedson.

Gilvam explica que o desempenho da dupla é resultado de um processo contínuo de preparo físico e mental, essencial para os momentos de competição, “com bastantes treinos em quadra, musculação e a mente sempre focada em adquirir mais técnicas para um melhor desempenho nas competições”.

Os atletas já acumulam experiência em competições internacionais, como na edição anterior da Copa Sul-Americana, em que conquistaram o 4º lugar. Mais recentemente, em outubro deste ano, a dupla foi convocada pela Seleção Brasileira para disputar o Campeonato Pan-Americano de Parabadminton, realizado em São Paulo.

Joedson e Gilvan disputam a Copa Sul-Americana.

Gilvam e Joedson no Campeonato Pan-Americano de Parabadminton. | Foto: Reprodução/Gilvam Ferreira.

Uma parceria que nasceu através do esporte

Moradores de Várzea Alegre, Joedson e Gilvam conheceram o parabadminton por meio de uma ação social voltada a cadeirantes. Segundo Gilvam, o projeto começou com vários participantes, mas, com o tempo, muitos desistiram: “Até que ficou só eu e o Joedson, e fomos avançando cada vez mais”, conta.

A amizade entre os dois começou em um momento difícil. Joedson ficou paraplégico após um acidente automobilístico, e foi nesse período que recebeu o apoio de Gilvam. “Foi depois disso que conheci ele, e ele me ajudou muito. Depois, o esporte entrou nas nossas vidas, e hoje estamos aqui”, relembra Joedson.

Os atletas já têm novos planos pela frente: pretendem disputar competições internacionais no Egito, em janeiro de 2026, e na Espanha, em março do mesmo ano: “A gente está fazendo o possível para representar da melhor forma não apenas a nossa cidade de Várzea Alegre e a região do Cariri, mas também o Brasil”, afirma Joedson.

Leia também:

Projeto de Várzea Alegre recebe R$ 450 mil para desenvolver ações voltadas ao ensino e aprendizagem e habilidades sociais

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria