Compartilhar
publicidade
publicidade
Missão Velha é habilitada para segundo clico da PNAB; edital de 2026 deve ser lançado em breve
De acordo com a gestão municipal, o edital correspondente ao ciclo 2026 será lançado em breve, detalhando critérios, prazos e formas de participação. 
Portal M1
cultura missao velha
Foto: Divulgação.

O município de Missão Velha foi habilitado para o segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). De acordo com a gestão municipal, o edital correspondente ao ciclo 2026 será lançado em breve, detalhando critérios, prazos e formas de participação. 

A cidade estreou na execução da PNAB em 2025, com a seleção de Grupos da Cultura Popular, para participarem do tradicional Cortejo Cultural da 56ª Vaquejada de Missão Velha. Em seguida, outros editais de fomento foram lançados, entre eles, o de seleção para Shows Musicais de Artistas da Terra e o de Premiação às Quadrilhas Juninas.

Com a habilitação, recursos destinados ao fortalecimento da cultura local ficam assegurados.“A habilitação significa mais oportunidades para quem vive da arte e mantém viva a identidade cultural do município, permitindo a realização de projetos, produções e atividades que movimentam a economia criativa local”, destacou a Prefeitura em site oficial.

Destaca-se que para receber os recursos de cada ciclo da Política Nacional Aldir Blanc, os estados e municípios devem executar ao menos 60% dos recursos recebidos no ciclo anterior. 

Política Nacional Aldir Blanc 

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, foi instituída pela Lei nº 14.399, em 08 de julho de 2022 e tem como objetivo fomentar a cultura em todos os estados, municípios e Distrito Federal.   

Um dos objetivos é estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura, mediante repasses da União aos demais entes federativos de forma continuada. Os recursos podem ser direcionados a editais de fomento, ou realização de ações diretas, como festejos e festas populares, aquisição de bens culturais, construção e manutenção de espaços culturais, entre outras possibilidades de ações.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria