Compartilhar
publicidade
publicidade
Grupo Ninho de Teatro realiza ensaio aberto gratuito da obra ‘Avental Todo Sujo de Ovo’ neste sábado (29)
O espetáculo, um dos primeiros no repertório dos artistas caririenses teve sua estreia em 2009 e, agora, retorna para rememorar as experiências de quem já prestigiou e criar novas memórias a quem conhecerá.
Bruna Santos
avental todo sujo de ovo, do grupo ninho de teatro.
Avental Todo Sujo de Ovo tem texto de Marcos Barbosa e direção de Jânio Tavares. Foto: Reprodução / Grupo Ninho de Teatro.

O Grupo Ninho de Teatro realiza neste sábado (29) um ensaio aberto da peça ‘Avental Todo Sujo de Ovo’. O espetáculo, um dos primeiros no repertório dos artistas caririenses teve sua estreia em 2009 e, agora, retorna para rememorar as experiências de quem já prestigiou e criar novas memórias a quem conhecerá. O ensaio é gratuito e acontece às 19h30, no Ponto de Cultura Casa Ninho, localizado na Rua Ratisbona, nº 266, no Crato. As vagas são limitadas a 50 pessoas, com ingressos distribuídos no local a partir de uma hora antes da sessão.

Com acessibilidade em Libras e classificação indicativa de 12 anos, o ensaio integra a programação do Projeto Ocupação Casa Ninho. A obra aborda relações familiares, suas tensões e suas verdades.

No espetáculo, o Grupo Ninho convida o público a visitar a casa de “Alzira” e “Antero”, casal que, há dezenove anos, vive a angustiante espera pelo filho “Moacir”, que fugiu de casa aos nove anos de idade. A obra ocorre em espaço cênico de arena, sobre um tapete de arroz, à uma distância mínima do público, a fim de possibilitar um olhar reflexivo  sobre as relações sociais.

Obra estreou em 2009. Foto: Reprodução / Grupo Ninho de Teatro.

Avental Todo Sujo de Ovo tem texto de Marcos Barbosa e direção de Jânio Tavares. O elenco é composto por Edceu Barboza, Joaquina Carlos, Naomi Houston e Rita Cidade.

A concepção de figurino é assinada por Jânio Tavares, Carol Landim e elenco, enquanto a execução fica a cargo de Alda Tavares, Marlen Criações e Edilania Furtado. O cenário é pensado por Jânio Tavares e Wanderley Peckovski. A iluminação e a sonoplastia também são de Jânio Tavares, com execução de luz por Elizieldon Dantas e execução de som por Fagner Fernandes. 

A maquiagem tem concepção e execução do Grupo Ninho de Teatro e de Naomi Houston. Os adereços são de George Belisário e Zizi Telécio, e o design gráfico é feito por Erika de Nena.

Sobre o grupo

Criado em 2008, o Grupo Ninho de Teatro dedica-se a dialogar com os elementos culturais da região do Cariri cearense, unindo história, memória e identidade  em suas criações.

Desde a fundação até  2022, o Grupo Ninho desenvolveu oito espetáculos teatrais: Bárbaro (2008), Avental Todo Sujo de Ovo (2009), Charivari (2009), O Menino Fotógrafo (2012), Jogos na Hora da Sesta (2012), A Lição Maluquinha (2013), Poeira (2016) e Cabras (2021), além da obra audiovisual Fractais (2021).

 

Leia também

Exposição abre 21ª edição do Festival Nacional de Teatro Louco em Cena em Barbalha

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria