Ambiental Crato, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município | Foto: Reprodução
A Ambiental Crato, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município, prevê que o sistema de esgotamento sanitário do município alcance, até o fim de 2025, o tratamento de aproximadamente 900 milhões de litros de efluentes. Somente até novembro, o volume já ultrapassou 800 milhões de litros, com uma média mensal de cerca de 75 milhões.
O resultado está ligado à ampliação da cobertura de esgoto para 25% da cidade. Desde o início da operação, a concessionária executou intervenções em quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), implantou uma nova unidade no bairro Pantanal e recuperou cerca de 100 quilômetros de redes já existentes. Com isso, mais de 34 mil moradores passaram a contar com coleta e tratamento adequados. Segundo a empresa, o total anual previsto equivale a aproximadamente 360 piscinas olímpicas.
As cinco ETEs atualmente em operação recebem efluentes de várias regiões do município, incluindo bairros densamente povoados como Seminário e Vila Alta. “Hoje mais de 34 mil cratenses já têm acesso ao esgotamento sanitário, que deve resultar no tratamento de quase 900 milhões de litros de efluentes em 2025”, afirmou Tadeu Bezerra, gerente executivo da concessionária.
Novo coletor-tronco irá ampliar cobertura para mais de 40%
Em construção ao longo da Avenida José Alves de Figueiredo, ao lado do canal do Rio Granjeiro, o maior coletor-tronco do sistema de esgotamento sanitário do Crato deverá elevar a cobertura da cidade para mais de 40%. A infraestrutura permitirá que mais de 6 mil imóveis dos bairros Pinto Madeira, São Miguel e Centro possam se conectar ao sistema.
De acordo com Bezerra, o coletor-tronco terá capacidade para receber 50% de todos os efluentes coletados na cidade, direcionando o material para tratamento. “Essa é uma estrutura que será crucial para universalizar o serviço de coleta e tratamento de esgoto no Crato”, afirmou.
O coletor-tronco é composto por tubulações de maior diâmetro e instaladas em profundidade superior à das redes convencionais. Esse tipo de estrutura recebe efluentes de diversas áreas e os encaminha às estações de tratamento.

