Compartilhar
publicidade
publicidade
Alece aprova prorrogação dos contratos temporários de professores da URCA até junho de 2026
De acordo com a justificativa, a medida busca assegurar o funcionamento das atividades acadêmicas e evitar prejuízos à comunidade universitária até a conclusão de um novo processo seletivo já previsto para o próximo ano.
Bruna Santos
Fachada URCA
Fachada URCA. Foto: Ascom/ Urca

Foi aprovado na última quinta-feira (27), na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza a prorrogação excepcional, até 30 de junho de 2026, dos contratos de professores temporários e substitutos da Universidade Regional do Cariri (URCA). A proposta é de autoria do Poder Executivo.

De acordo com a justificativa, a medida busca assegurar o funcionamento das atividades acadêmicas e evitar prejuízos à comunidade universitária até a conclusão do novo processo seletivo — previsto para o próximo ano — para substitutos e temporários, com 74 e 14 vagas, respectivamente. 

Contudo, considerando os trâmites administrativos e o recente docente de janeiro, a homologação do certame demandará alguns meses, razão pela qual a prorrogação se impõe como medida de caráter excepcional e transitório”, diz trecho do documento.

Atualmente, 63 contratos estão próximos do encerramento e, segundo a proposta, caso não houvesse prorrogamento o semestre letivo estaria comprometido. “A Universidade Regional do Cariri possui hoje uma demanda acadêmica, a ser atendida com professores temporários, especialmente nos campi de Iguatu, Campos Sales, Missão Velha e no curso de Medicina em Crato”, aponta outra parte da justificativa.

Leia também

URCA tem o 2º melhor curso de Física do Ceará e ocupa o 36º lugar nacional no Ranking Universitário Folha (RUF) 2025

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria