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Comissão de Direito do Consumidor de Juazeiro do Norte orienta como evitar golpes durante a Black Friday
Para orientar o público, o Portal Miséria/M1 conversou com integrantes da Comissão de Direito do Consumidor de Juazeiro do Norte sobre medidas de prevenção e suporte caso o consumidor seja vítima, tanto no ambiente digital quanto no estabelecimentos presenciais.
Bruna Santos
Integrantes da Comissão de Direito do Consumidor de Juazeiro do Norte.
Integrantes da Comissão de Direito do Consumidor de Juazeiro do Norte. Foto: Guto Vital / Portal M1.

A semana da Black Friday é um dos períodos mais aguardados pelos consumidores para a compra de eletrodomésticos, cosméticos e outros itens com redução nos preços. Porém, também se torna um momento em que golpes se tornam mais frequentes. 

Para orientar o público, o Portal Miséria/M1 conversou com integrantes da Comissão de Direito do Consumidor de Juazeiro do Norte sobre medidas de prevenção e suporte caso o consumidor seja vítima, tanto no ambiente digital quanto no estabelecimentos presenciais.

De acordo com Carla, integrante da comissão, um dos primeiros cuidados é verificar a veracidade do desconto. “Cuidado mais ainda nas compras online, porque nesse período aumentam os sites falsos, os links que não são confiáveis, então a gente precisa utilizar os recursos que temos à disposição, buscadores de sites para a gente verificar se aquele site de fato é real, se ele tem uma segurança”, alerta.

Galdino, que também compõe a equipe, chama atenção para as propagandas enganosas. Segundo ele, é necessário observar se o preço anunciado condiz com a realidade do produto. Ele ainda orienta que o consumidor monitore previamente os valores dos itens de interesse.

 “Uma orientação bem interessante, é que o consumidor antes desse período de Black Friday, observe a questão da sua necessidade, para assim, ele vir acompanhando o preço daquele produto, que seria o preço real, para quando chegar nesse período especial, que o comércio está aquecido, ele vê realmente que aquele preço é o preço que pode pagar no produto, com um desconto interessante em razão das ofertas do momento”, destacou.

Caso seja vítima de golpes, o consumidor pode acionar o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), do Ministério Público. Se a situação não for resolvida de forma administrativa, a demanda pode ser encaminhado à Justiça.

Para saber mais detalhes, assista a entrevista completa:

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