A resolução prevê curso teórico gratuito e digital, flexibilização das aulas práticas e abertura para instrutores credenciados pelos Detrans. / Foto: Michel Corvello/MT
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (1º), uma resolução que altera o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida simplifica etapas, elimina a obrigatoriedade de realizar aulas em autoescola para a prova prática e amplia as formas de preparação dos candidatos. Segundo o Ministério dos Transportes, o novo modelo pode reduzir em até 80% o custo total para adquirir o documento.
Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) indicam que 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação no país e cerca de 30 milhões têm idade para obter a CNH, mas não iniciaram o processo, principalmente devido ao custo, que pode chegar a R$ 5 mil.

CNH mais acessível. | Foto: Reprodução/Governo Federal
A resolução estabelece curso teórico gratuito e on-line, flexibiliza a realização de aulas práticas e autoriza a atuação de instrutores credenciados pelos Detrans. A abertura do processo poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Leia também:
- https://www.miseria.com.br/ultimas-noticias/vc-viu/conta-de-luz-dezembro-2025/?swcfpc=1
- https://www.miseria.com.br/ultimas-noticias/vc-viu/vacina-dengue/?swcfpc=1
- https://www.miseria.com.br/ultimas-noticias/vc-viu/lula-isencao-imposto/?swcfpc=1

