Podem doar mulheres saudáveis, que estejam amamentando e tenham leite excedente | Foto: Guto Vital/ Miséria/M1
O estoque do banco de leite materno do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, apresenta queda registrada nesta época do ano. A unidade, que atende recém-nascidos internados na UTI neonatal, depende exclusivamente da doação de mães que produzem leite em excesso, o que acende um alerta para a manutenção do serviço.
A coordenadora do Banco de Leite, a enfermeira Laurinda, reforça a necessidade de ampliar o número de doadoras. “É muito importante que a gente tenha essa conscientização, tanto das mães que estão com seus bebês internados aqui, quanto também da população em geral no sentido das puérperas. Aquelas mulheres que estão em casa amamentando seus bebês, que estão bem, estão saudáveis e que têm leite excedente, estejam bem de saúde e que possam estar fazendo esse ato de amor”, destaca em entrevista à TV Miséria.
Laurinda confirma que o período atual exige atenção. “Sempre nos períodos festivos a gente encontra uma certa dificuldade. Então a gente tende a ter uma queda de fato no estoque desse leite que a gente tem, que a gente recebe externamente, que faz o processo da pasteurização que ele fica armazenado para ser fornecido gradativamente, de acordo com a solicitação das UTIs, para esses bebês que estão aqui”.
A brejossantense Wanderlânia, que está com o filho internado no hospital, é uma das doadoras. Ela decidiu contribuir após perceber a dificuldade que outras mães enfrentam nesse momento delicado. “Nem todas conseguem produzir leite ou se deslocar até o serviço. Como eu consigo manter o suficiente para o meu bebê e ainda tenho excedente, eu trago para o banco”, afirma.
Saiba como doar
Podem doar mulheres saudáveis, que estejam amamentando e tenham leite excedente. Interessadas devem entrar em contato pelo WhatsApp (88) 98143-4339 para receber orientações sobre cadastro, coleta e entrega. O banco de leite fornece os frascos esterilizados e realiza a coleta nos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha.
O serviço também oferece orientação para que mães com dificuldades na amamentação possam estimular a produção e garantir o aleitamento quando o bebê deixar a UTI. Além do leite, o hospital também recebe doação de potes de vidro com tampa plástica ou saquinhos próprios para armazenamento.
Assista a reportagem completa:
Ver essa foto no Instagram

