A queda simultânea foi confirmada neste domingo (7), após uma última rodada dramática. | Foto: Mateus Lotif/FEC
Ceará e Fortaleza foram oficialmente rebaixados à Série B do Campeonato Brasileiro e disputarão a temporada de 2026 juntos na Segunda Divisão. A queda simultânea foi confirmada neste domingo (7), após uma última rodada dramática e marcada por reviravoltas que definiram o destino da dupla.
Derrota em casa sela queda do Ceará
O Ceará entrou em campo sem ter passado nenhuma rodada dentro da zona de rebaixamento ao longo da competição. No entanto, bastou a derrota por 3 a 1 para o Palmeiras, no Castelão, para que o Alvinegro fosse empurrado ao Z-4 justamente na última rodada.
O Vovô abriu o placar com Pedro Raul, mas sofreu a virada com gols de Facundo e dois de Sosa. Com as vitórias de Internacional (3 a 1 sobre o Bragantino) e Vitória (1 a 0 no São Paulo), o Ceará terminou a Série A entre os quatro últimos.
Fortaleza cai após derrota para o Botafogo
O Fortaleza, que havia reagido na reta final sob comando de Martín Palermo, dependia apenas de si para permanecer na elite. Porém, a derrota por 4 a 2 para o Botafogo, no Engenhão, encerrou a sequência de sete anos consecutivos do clube na primeira divisão.
O Leão viu Arthur Cabral, Marçal, Artur e Mateo Ponte balançarem a rede para o Botafogo. Breno Lopes e Adam Bareiro descontaram. Mesmo com 43 pontos, o Tricolor terminou na 18ª colocação, ultrapassado por Internacional e Vitória, que venceram seus jogos e escaparam.
Rebaixamentos de Ceará e Fortaleza para a Série B
A última vez que Ceará e Fortaleza haviam caído juntos para a Série B foi em 1993, um episódio que marcou uma geração de torcedores. Passados 32 anos, o futebol cearense revive um capítulo raro e doloroso.
- Rebaixamentos do Ceará: 1993, 2011, 2022 e 2025.
- Rebaixamentos do Fortaleza: 1993, 2003, 2006 e 2025.

