Uma das ações do projeto foi a atividade "Maleta Viajante". Foto: Ascom/Secretaria de Educação de Potengi.
Na última sexta-feira (5), os alunos de Potengi concluíram mais uma etapa do projeto “Portas para Leitura”, desenvolvido pela Secretaria de Educação. A iniciativa busca ampliar a compreensão da leitura para além dos livros, incorporando vivências matemáticas, interpretação de mundo e a integração entre diferentes áreas do conhecimento.
O projeto envolveu oito escolas e mais de 1.600 estudantes, desde a Educação Infantil até o EJA. Ao longo de 2025, foram realizadas diversas atividades complementares, como piquenique literário, construção de cordéis e de livros, sarau de poemas, entre outras ações.
Segundo a secretária de Educação, Conceição Alves, uma das estratégias pedagógicas incluiu a integração de momentos familiares, nos quais os alunos escolhiam livros relacionados a disciplinas como matemática, história e geografia e realizavam a leitura com familiares e professores.
“A melhoria na leitura do início do projeto até o final foi de 80%. Tínhamos muitos alunos não leitores ou com leitura sem fluência e, após as ações do projeto, foi possível perceber, por meio de diagnóstico, um avanço significativo”, destacou a secretária.
A gestão de Potengi afirma que pretende dar continuidade ao projeto nos próximos anos, com foco no desenvolvimento da aprendizagem e no fortalecimento da alfabetização dos estudantes.

