Compartilhar
publicidade
publicidade
Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório é disponibilizada para gestantes no terceiro trimestre, em Crato
A imunização nesse período é orientada pelos órgãos de saúde, devido a maior transferência de anticorpos da mãe para o bebê.
Bruna Santos
vacina srv
Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Foto: João Risi/MS

Gestantes cratenses a partir da 28ª semana de gravidez já podem se imunizar contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Desde a última quarta-feira (10), o imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Crato. O atendimento na zona urbana ocorre das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h; na zona rural, das 8h às 14h.

A vacina contra o VSR tem como objetivo prevenir casos de bronquiolite em recém-nascidos. O vírus é responsável por cerca de 75% dos episódios da doença nessa faixa etária e por aproximadamente 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos.

Segundo a Secretaria de Saúde do Município, é essencial que gestantes no terceiro trimestre recebam a imunização, período em que há maior transferência de anticorpos da mãe para o bebê, garantindo proteção mais eficaz nos primeiros meses de vida.

A Prefeitura do Crato reforça a orientação para que as gestantes procurem a unidade de saúde mais próxima e mantenham sua caderneta de vacinação atualizada, contribuindo para a sua proteção e de seus bebês”, afirmou a pasta.

 

O que é a bronquiolite

A bronquiolite é uma doença respiratória aguda que afeta principalmente crianças com menos de dois anos, e acontece quando há inflamação dos bronquíolos, pequenas vias áreas dos pulmões.

A condição é causada principalmente por infecções virais. Apesar do VSR ser um dos maiores responsáveis pela doença, outros vírus respiratórios também podem desencadeá-la, como adenovírus, vírus parainfluenza, vírus influenza, rinovírus, entre outros.

Leia também

Crato terá primeiro centro de transplante de fígado do interior do Nordeste, anuncia prefeito após encontro com Lula

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria