Compartilhar
publicidade
publicidade
João Gomes vira objeto de estudo em TCC de aluna da UFRGS
A pesquisa foi realizada pela estudante de Relações Públicas Laura Ancina, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o título “A ascensão do piseiro no mainstream”
Nathalie Fernandes
João Gomes vira objeto de estudo em TCC de aluna da UFRGS
João Gomes e a pesquisadora Laura Ancina durante encontro em show do cantor. | Foto: Reprodução/Instagram

O cantor pernambucano João Gomes, um dos principais nomes do piseiro no Brasil, foi tema de um estudo acadêmico desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A pesquisa foi realizada pela estudante de Relações Públicas Laura Ancina, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o título “A ascensão do piseiro no mainstream”. O estudo analisa o consumo artístico de João Gomes no Rio Grande do Sul e investiga como o gênero musical, tradicionalmente associado ao Nordeste, conseguiu romper barreiras regionais e alcançar projeção nacional.

De acordo com a pesquisadora, o recorte do trabalho foi escolhido a partir de uma leitura mercadológica do cenário musical brasileiro. O Rio Grande do Sul, historicamente mais resistente à incorporação de artistas de outras regiões, tornou-se um ponto estratégico para compreender a expansão do piseiro no mercado mainstream.

O encontro com o cantor

O encontro entre Laura Ancina e João Gomes aconteceu de forma inesperada durante um show do projeto “Dominguinho”, realizado em Porto Alegre. Sem ingresso inicialmente, a estudante conseguiu acesso ao evento por meio de um amigo e aproveitou a oportunidade para entregar pessoalmente o trabalho ao artista.

Em publicação nas redes sociais, Laura relatou a emoção do momento. “Encadernei meu TCC, falei com a produção. E não é que deu certo?”, escreveu.

A universitária destacou ainda que o processo de pesquisa ultrapassou os limites acadêmicos. Segundo ela, o estudo possibilitou conhecer não apenas a trajetória artística de João Gomes, mas também aspectos de sua história pessoal e familiar. “Comecei admirando o artista e terminei o trabalho conhecendo a história dele, da esposa e dos filhos. É muito bonito quando o trabalho transcende o profissional e se torna um propósito de vida”, afirmou.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria