Fernando divulgou uma imagem que mostra um par de sandálias Havaianas com a estampa de sua própria foto | Foto: Reprodução
O deputado estadual licenciado Fernando Santana (PT) usou as redes sociais para provocar políticos de direita em meio à repercussão de um comercial da Havaianas que gerou críticas de parlamentares conservadores. A publicação, feita nesta terça-feira (23), faz referência à discussão envolvendo a marca e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Fernando divulgou uma imagem produzida com o uso de inteligência artificial que mostra um par de sandálias Havaianas com a estampa de sua própria foto e de símbolos associados à cultura nordestina, como chapéus de couro e de palha. Ao fundo, aparece a imagem do Padre Cícero. A postagem foi interpretada como uma ironia aos pedidos de boicote feitos por políticos de direita.
“Em meio às polêmicas, seguimos sem ódio, com muito amor e pé no chão para o trabalho sério e de verdade. Ao lado dos nossos líderes, pisando firme na realidade do povo, ouvindo, dialogando e construindo soluções para quem mais precisa. Chinela no pé, compromisso no coração e ação todos os dias pelo Ceará”, escreveu o ex-candidato a prefeito de Juazeiro do Norte.
Além da publicação nas redes sociais, Fernando Santana também visitou uma loja da Havaianas em um shopping de Juazeiro do Norte. No local, o secretário comprou um chinelo tamanho 41 e gravou um vídeo em apoio à marca. “Estou aqui para fortalecer, que a Havaianas cresça mais e mais”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
A mesma tendência foi adotada pelo prefeito de Salitre, Rondilson Ribeiro (PT), que também publicou uma imagem no mesmo formato. Na legenda, o gestor municipal fez referência direta ao debate nas redes sociais. “Tem gente discutindo como entrar em 2026… Aqui em Salitre, a gente já decidiu: com muito trabalho”, comentou.
Entenda
A polêmica teve início após a veiculação de um novo comercial da Havaianas estrelado pela atriz Fernanda Torres. No vídeo, a atriz afirma que não deseja que o público comece 2026 “com o pé direito”, fazendo um jogo de palavras para defender a ideia de começar o ano “com os dois pés”, associando a expressão a atitude, movimento e entrega pessoal.
A fala foi interpretada por políticos conservadores como uma provocação política, o que gerou críticas públicas e pedidos de boicote à marca nas redes sociais. “Havaianas, nem todo mundo agora vai usar”, disse o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
Ver essa foto no Instagram

