Animais foram encontrados desnutridos e com carrapatos. Foto: Reprodução / Redes Sociais.
Uma mulher, de 59 anos, foi presa na última terça-feira (23), por suspeita de cometer maus-tratos a animais em um canil clandestino localizado na cidade de Brejo Santo. De acordo com informações da Polícia Civil do Ceará (PCCE), a captura foi realizada na cidade de Pedreiras, no estado do Maranhão, por equipes da Polícia Civil do Estado do Maranhão (PCMA).
A suspeita já tinha um mandado de prisão preventiva em aberto. Ela é proprietária do canil clandestino onde eram mantidos mais de 100 animais, entre cães e gatos, em condições degradantes, para reprodução e venda.
Os animais foram resgatados em 16 de dezembro de forma conjunta por associações de defesa da causa animal, ativistas e representantes da Secretaria de Proteção Animal do Ceará (Sepa). Todos estavam em ambientes pequenos, apresentando sinais de debilidade, sujos, com carrapatos, desnutridos, desidratados e com doenças de pele.
Após o cumprimento do mandado, a mulher, que já responde por crime ambiental e ameaça, foi conduzida até uma unidade policial e encontra-se à disposição do Poder Judiciário.
Denúncias
Destaca-se que a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), atualizada pela Lei nº 14.064/2020, prevê pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa para situações de maus-tratos contra cães e gatos.
Suspeitas ou denúncias de maus-tratos contra animais podem ser registradas pelos seguintes canais:
- Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) | Telefones: (85) 3101-3545 / 3101-3577
- Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) | Telefones: (85) 3247-2630 / 190
- Delegacia Eletrônica | www.delegaciaeletronica.ce.gov.br
- Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) | Telefone: 193
LEIA TAMBÉM | Enquanto vereadora tenta proibir, vereador quer tornar corrida de jumento patrimônio cultural de Juazeiro do Norte

