Foto: Reprodução.
O Axé Casa Oxumaré, por meio da fundamentação do Candomblé Quilombaxé em intermédio de Doné Herlania, chegou a Juazeiro do Norte nesta última semana. O espaço é filial da tradicional Casa Oxumaré, um dos terreiros mais antigos do Brasil, com quase 200 anos de história. A implementação aconteceu sob a condução do Olorí Babá PC, autoridade religiosa oriundo do terreiro.
O espaço funciona na Rua Capitão Coimbra, nº 1028, bairro João Cabral. Para os integrantes da religião, a vinda representa o enraizamento de um axé centenário na região do Cariri, com capacidade de ampliar o diálogo entre a ancestralidade africana, a resistência cultural e a espiritualidade popular nordestina.
A presença do Olorí Babá PC foi tida como um marco histórico. Segundo os praticantes, ele carrega uma linhagem de preservação dos fundamentos, da ética e da memória do povo de santo. “Sua presença reafirma a continuidade de um legado ancestral que atravessou séculos, resistindo ao racismo religioso, à intolerância e ao apagamento cultural”, apontaram.
História
A Casa Oxumaré é referência nacional e internacional na preservação das tradições de matriz africana, sendo considerado um território sagrado onde o axé é cultivado como força de vida, identidade, resistência, valorização da ancestralidade negra e de fortalecimento da liberdade religiosa.
Já o Candomblé Quilombaxé, que nasceu em 2019 como ampliação do axé Omimdaderecí e Mutalegí (Mãe Maria), ativo desde 2006, é tido como um espaço de acolhimento, espiritualidade, memória e luta.

