Espetáculo "Azira'I | Foto: Daniel Barboza
O espetáculo “AZIRA’I”, solo autobiográfico escrito por Zahy Tentehar e Duda Rios e interpretado por Zahy, chega a Juazeiro do Norte, nos dias 7 e 8 de janeiro, e no Crato entre 10 e 11 para apresentações duas apresentações em cada cidade de forma gratuita. Em Juazeiro, a performance será realizada no SESC Patativa do Assaré, às 19h. Já no Crato, a apresentação será às 20h, no Centro Cultural do Cariri. A montagem aborda a relação entre a atriz e sua mãe, Azira’i, a primeira mulher pajé da reserva indígena de Cana Brava, no Maranhão, onde ambas nasceram.
Definido como um “musical de memórias”, o espetáculo incorpora o canto como elemento central da narrativa. Zahy interpreta lamentos ensinados por sua mãe e canções autorais compostas em parceria com Duda Rios, sob direção musical de Elísio Freitas. A encenação aposta em uma estética minimalista, com poucos elementos de cena, projeções visuais e iluminação que reforçam a força da performance.
Azira’i faleceu em 2021, durante o processo de criação da montagem, iniciado em 2019. A dramaturgia percorre diferentes pontos de vista — da própria Zahy, de sua mãe e de uma narradora — e trata temas como ancestralidade, espiritualidade, aculturamento e as tensões entre tradição indígena e a vida fora da aldeia.
No palco, o espetáculo alterna cenas em português e na língua Ze’eng eté, propondo uma abordagem humanizada sobre a experiência indígena contemporânea. A montagem integra a trajetória recente da Sarau Cultura Brasileira, produtora responsável por projetos que dialogam com a memória social e cultural do país.
Serviço
Azira’i – Um musical de memórias
Classificação: 12 anos
Duração: 90 minutos
Ingressos: GRATUITOS
Dias 7 e 8 de Janeiro às 19h
- Local: Sesc Juazeiro do Norte – Rua da Matriz, 227 – Centro – Juazeiro/Ceará
Dias 10 e 11 de Janeiro às 20h
- Local: Centro Cultural do Cariri Trinta e Três (Parque Recreio), Crato, CE