Compartilhar
Fortaleza e R4 não irão se unir para a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1
O ofício nº 018/2026 foi assinado por Júlio Avelar, diretor de competições da CBF.
Toni Sousa
Fortaleza e R4.
Foto: Replay com Toni Sousa

O comunicado confirmando que o Fortaleza está fora, do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1, foi enviado pela CBF, a Federação Cearense de Futebol e ao SAF do Fortaleza, nesta terça-feira, dia 06 de janeiro. O ofício nº 018/2026 foi assinado por Júlio Avelar, diretor de competições da CBF. A Confederação Brasileira de Futebol explica no ofício, o prazo que os clubes classificados tinham para confirmarem a participação na competição. Algo que não foi feito pelo Fortaleza.

A CBF destacou ainda que o clube solicitou informações junto a FCF sobre eventual ausência de interesse em participar do Brasileiro Série A1 e todas as competições nacionais de 2026 e quais as possíveis consequências jurídicas.

A entidade frisou que foi enviado ofício, dia 17 de dezembro de 2025, lamentando o movimento de abandono das modalidade pelo Fortaleza e destacou trecho da nota publicada pelo clube, nas redes sociais, confirmando que não daria continuidade ao projeto do futebol feminino em 2026, devido à falta de recursos financeiros.

A CBF informou que o ofício de confirmação de participação da competição só foi enviada pelo Fortaleza, dia 06 de janeiro de 2026, mais de 20 dias depois do prazo estabelecido e sem qualquer alteração no cenário demonstrado na semana anterior. Após citar o Regulamento Geral de Competições e o artigo 11 que trata sobre a participação do clube na competição, a CBF deixa claro a não participação do Fortaleza no Campeonato Brasileiro Feminino Série A1 de 2026 e que o clube só retornar em 2027, na Série A3, caso se classifique dentro dos critérios estabelecidos através de participação no Campeonato Cearense de Futebol Feminino de 2026.

Dessa forma, mesmo com o esforço do ex-jogador, Ronaldo Angelim, que estava disposto em oficializar uma parceria do R4 com o Fortaleza, para a disputa das competições nacionais deste ano, o fato não será possível. Portanto, Fortaleza fica fora e o R4 vai focar as atenções na disputa do Campeonato Brasileiro Série A3 e da Copa do Brasil Sub-17, além do estadual.

Assista ao vídeo:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria