Produto anunciado como “oferta” pelo preço de R$ 6,49, com etiqueta branca ao lado mostrando o mesmo valor. À direita, o preço corrigido após a queixa | Fotos: Reprodução
Um consumidor denunciou nesta semana uma oferta “fake” em um supermercado de Juazeiro do Norte. Um chá Matthe estava anunciado como “oferta” na loja do Atacadão (Triângulo) pelo valor de R$ 6,49. Logo abaixo, uma etiqueta branca mostrava o mesmo preço, indicando que não havia desconto real. O caso foi registrado em vídeo enviado ao Miséria/M1.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, situações como essa podem configurar publicidade enganosa. O CDC estabelece que é enganosa qualquer informação publicitária capaz de induzir o consumidor em erro. Já o artigo 6º garante o direito à informação clara sobre produtos e serviços.
“É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou que, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, seja capaz de induzir em erro o consumidor”, diz o artigo 37 do CDC.
Procurado pela reportagem, o Carrefour, grupo responsável pelo Atacadão, informou que o erro ocorreu devido a um equívoco operacional no momento da atualização dos preços, e que a correção foi feita imediatamente. Segundo a nota, a oferta permanecerá disponível até o domingo (11).
“A rede informa que a situação ocorreu em razão de um erro operacional no momento da atualização dos preços. Assim que identificado, a correção foi feita imediatamente. O preço do produto mencionado já está devidamente regularizado, com promoção até domingo, 11/01. Seguimos comprometidos com a transparência e a correta comunicação de preços aos nossos clientes”, esclarece o Carrefour.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram