Compartilhar
Júpiter atinge ponto máximo de brilho neste sábado (10) e pode ser observado a olho nu
O planeta estará visível na constelação de Gêmeos e irá subir gradualmente no céu ao longo da noite.
Nathalie Fernandes
Júpiter estará maior e mais brilhante neste sábado (10) • M.H. Wong/I. de Pater (UC Berkeley) et al./M. Zamani/AURA/NSF/NOIRLab/ESA/Nasa
Júpiter estará maior e mais brilhante neste sábado (10) | Foto: Nasa

Na noite deste sábado (10), o planeta Júpiter poderá ser visto mais brilhante e aparentemente maior no céu. O fenômeno marca o melhor momento de observação do planeta a olho nu em 2026, especialmente para admiradores da astronomia.

Segundo a Nasa, a boa visibilidade ocorre devido ao fenômeno conhecido como oposição. Esse evento astronômico acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e outro planeta, formando um alinhamento que favorece a observação. Neste caso, a Terra ficará entre o Sol e Júpiter, fazendo com que o planeta reflita mais luz solar em direção ao nosso planeta.

Como observar

De acordo com a agência espacial, para observar Júpiter em seu melhor ângulo, basta olhar para o céu na direção leste logo após o pôr do sol. O planeta estará visível na constelação de Gêmeos e irá subir gradualmente no céu ao longo da noite.

A Nasa destaca ainda que Júpiter será um dos objetos mais brilhantes do céu noturno, ficando atrás apenas da Lua e de Vênus, o que facilita sua identificação mesmo sem o uso de telescópios.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por NASA (@nasa)

Leia também:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria