Foto: Chris Pizzello/AP.
O filme “O Agente Secreto” garantiu dois prêmios do Globo de Ouro 2026 para o Brasil na madrugada desta segunda-feira (12). A produção venceu na categoria de melhor filme em língua não-inglesa, enquanto Wagner Moura, protagonista do longa, levou o troféu de melhor ator em filme de drama.
Com o resultado, o longa se tornou o primeiro filme brasileiro a vencer duas categorias do Globo de Ouro na mesma edição. A obra também marcou o retorno do Brasil à vitória na categoria de filme em língua não-inglesa, feito que não ocorria desde “Central do Brasil”, em 1999.
A cerimônia da 83ª edição do Globo de Ouro foi realizada no hotel The Beverly Hilton, em Los Angeles, nos Estados Unidos. “O Agente Secreto” também concorreu ao prêmio de Melhor Filme de Drama, mas foi superado por “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”.
RELEMBRE | ‘O Agente Secreto’ vence categoria de melhor filme em língua estrangeira no Critics Choice Awards
Ao receber o troféu, o diretor Kleber Mendonça agradeceu à equipe e destacou os jovens cineastas: “Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande momento na história para fazer filmes aqui nos Estados Unidos, no Brasil… Jovens diretores da América: façam filmes!”, afirmou.
No palco do Globo de Ouro, Wagner Moura agradeceu ao diretor e, em seguida, celebrou em português: “Para todo mundo no Brasil assistindo isso agora, viva o Brasil, viva a cultura brasileira!”.
O Agente Secreto
Ambientado em 1977, durante a ditadura militar brasileira (1964–1985), o filme acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor especializado em tecnologia que tenta deixar para trás um passado marcado pela violência. Em busca de recomeço, ele se muda de São Paulo para Recife, mas, ao chegar à capital em plena semana de carnaval, passa a despertar a desconfiança dos vizinhos e percebe que está sendo espionado.
LEIA TAMBÉM | O Agente Secreto, de Kléber Mendonça, será o representante do Brasil no Oscar 2026