Dados foram fornecidos durante coletiva de imprensa. Foto: Guto Vital / Portal M1.
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (14), o secretário de Segurança Pública do Crato, Werisleik Pontes, apresentou um balanço da atuação da pasta durante o ano de 2025, destacando tanto os avanços obtidos quanto os desafios que o município ainda enfrenta.
Segundo os números divulgados, a cidade registrou uma redução de 25,11% nos crimes de roubo, alcançando o menor índice dos últimos dez anos. Também houve queda de 14,58% nas ocorrências de mortes violentas, o que resultou em uma taxa de 29,49 por 100 mil habitantes.
Também foi identificada uma baixa de 14,60% nos casos de homicídio. No entanto, segundo o titular da Segurança Pública, apesar do recuo, esse tipo de crime ainda é um desafio. “Homicídio é sempre um desafio mais amiúde, mas tivemos uma redução de 14,60%, que significa que dentro do planejamento que está sendo estabelecido, nós estamos galgando patamares”, comentou em entrevista ao Portal Miséria/M1.
De acordo com Pontes, uma das estratégias utilizadas para diminuir os casos, em primeiro momento, é a identificação dos criminosos nos bairros com maior índice de violência. Em seguida, por meio da Polícia Civil, há a formalização dos pedidos de mandados de busca e prisão. Por fim, Werisleik citou o aumento da ostensividade “com a maior presença da Guarda Municipal, da Polícia Militar, para que o crime que iria ser perpetrado seja evitado”.
Ainda, foi mencionado que os crimes de furto diminuíram 16,3%, atingindo o menor patamar dos últimos quatro anos, enquanto as apreensões de armas de fogo cresceram 20,7%.
Confira a reportagem completa:
Ver essa foto no Instagram
Segurança no Carnaval 2026
Ao ser questionado pela reportagem sobre o planejamento da segurança para o Carnaval, Werisleik Pontes mencionou que ainda está sendo avaliada a quantidade de agentes e guardas municipais que irão atuar no período.
“Mas o que a gente pode dizer a todos é que o Demutran, a Guarda Municipal, as Polícias Civil e Militar já estão todas contextualizadas nesse planejamento”, informou.
Assim como no ano anterior, está prevista a utilização das câmeras de reconhecimento facial para coibir furtos, assaltos e roubos. Atualmente, o município já conta com mais de 400 câmeras espalhadas.