Tradicional corrida de jumentos do Sítio Amaro Coelho Foto: Reprodução
A corrida de “Jumento do Sítio Amaro Coelho”, em Juazeiro do Norte, agora é considerada um patrimônio imaterial, cultural e artístico da cidade. A lei que dispõe sobre o tema foi divulgada no Diário Oficial do Município do dia 13 de janeiro. A promulgação ocorre após a Câmara de Vereadores tramitar dois projetos opostos: um que propunha proibir o evento, e outro que pretendia torná-lo patrimônio.
A norma publicada é de autoria do vereador Chagas Moura (PSD), e foi apresentada ao plenário da Casa Legislativa no início de dezembro de 2025. À época, ele defendeu que a corrida faz parte da cultura popular e o modo de vida rural.
Em contrapartida, a vereadora Jacqueline Gouveia (MDB), que tentou pela terceira vez proibir corridas de jumentos, argumenta que as corridas expõem os animais a maus-tratos e risco de morte. A parlamentar havia apresentado um novo projeto contra esse tipo de ação em maio do ano passado.
Corrida
A realização anual da corrida de jumento do Sítio Amaro Coelho, em julho, está agora formalmente integrada ao calendário cultural do município. Com a nova lei, o Poder Executivo está autorizado a apoiar, divulgar e incentivar ações voltadas à preservação da prática.