Compartilhar
111ª edição da Romaria da Baixa Rasa acontece neste domingo (25), no Crato
A programação contempla a cavalgada anual e a celebração da missa na Chapada do Araripe, além de atrações culturais. 
Redação Portal M1
Cavalgada da Romaria da Baixa Rasa, no Crato.
Cavalgada da Romaria da Baixa Rasa, no Crato. Foto: Ascom/Crato.

Neste domingo (25), a cidade do Crato recebe a 111ª edição da Romaria da Baixa Rasa, reunindo fiéis, cavaleiros e grupos tradicionais. A programação contempla a cavalgada e a celebração da missa na Chapada do Araripe, além de atrações culturais.

Com apoio da Prefeitura do Crato, o evento é realizado todos os anos no dia 25 de janeiro e conta com um cronograma diversificado. A concentração acontece na Capela São José Operário, no bairro Lameiro, a partir das 7h30, com saída da cavalgada prevista para às 8h em direção à Santa Cruz, dentro da Floresta Nacional do Araripe (Flona).

No local, será realizada a missa anual e orações, além das apresentações de grupos culturais, como reisado e caboclinhos, que celebram a fé e a história local. 

A origem da tradição

A festa de Santa Cruz da Baixa Rasa teve início há décadas, quando um vaqueiro vindo de Pernambuco se perdeu na Chapada do Araripe. Seu espírito tornou-se símbolo de fé para os moradores da região quando, em 1914, uma peste ameaçou o Cariri e Vó Pretinha recorreu à cruz do vaqueiro como forma de promessa, tendo sua prece atendida.

Desde então, a Romaria da Baixa Rasa mantém viva essa devoção que atravessa gerações.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria