Compartilhar
Museu de Paleontologia do Cariri registra crescimento de 36% no número de visitantes
Somente no ano passado, mais de 35 mil pessoas passaram pelo local, sendo 184 estrangeiros.
Bruna Santos
Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens
Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. Foto: Guto Vital / Portal Miséria.

O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, registrou um crescimento de 36% no número de visitantes em 2025. A informação foi confirmada na última quinta-feira (22) pela administração do equipamento. Somente no ano passado, mais de 35 mil pessoas passaram pelo local, sendo 184 estrangeiros.

Conhecido por ser um dos principais centros de visitação do Cariri, o museu abriga um amplo acervo de fósseis provenientes da Bacia do Araripe, em sua maioria petrificados por silicificação, impressões de samambaias, pinheiros e plantas com frutos, moluscos, artrópodes, peixes, anfíbios e répteis — como tartarugas, lagartos, crocodilianos, pterossauros e dinossauros.

Por ser referência em Paleontologia, o espaço também costuma receber excursões de diversas regiões do país. Segundo dados fornecidos pelo museu, foram realizadas 571 excursões em 2025.

De acordo com a gestão municipal, o resultado se deve à parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA) e outras instituições  que atuam com ciência, educação e turismo. “Santana do Cariri segue se consolidando como referência em cultura, conhecimento e desenvolvimento, levando o nome do nosso município cada vez mais longe”, afirmou a prefeitura.

Leia também

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria