Foto: Tiago Stille / Casa Civil.
Os professores da rede pública estadual do Ceará receberão reajuste de 5,4%, seguindo o valor definido pelo Ministério da Educação (MEC) para 2026, que passa de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63, considerando uma jornada de 40 horas semanais. A informação foi confirmada pelo governador Elmano de Freitas (PT) nesta sexta-feira (23).
O texto deve ser enviado à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) no início de fevereiro, após o retorno dos trabalhos da Casa. “Enviaremos a mensagem 5,4% de reajuste à categoria, respeitando a data base, porque queremos valorizar, reconhecer e garantir o piso do magistério no Ceará”, disse o governador por meio das redes sociais.
O percentual representa um ganho real de 1,5% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025, que foi de 3,9%.
De acordo com a secretária da Educação, Eliana Estrela, o reajuste é fruto do diálogo com a categoria e as entidades representativas. “Reconhecemos o trabalho valoroso dos nossos professores e professoras. Além disso, agradecemos à Apeoc e aos deputados pelo diálogo”.
Novo piso
O texto define que o piso será atualizado a partir da soma do INPC do ano anterior e de 50% da média da variação percentual da receita real, com base no INPC, relativa à contribuição de estados, Distrito Federal e municípios ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), realizada nos cinco anos anteriores ao ano da atualização.