Giovanni Sampaio e Ciro Gomes | Fotos: Josimar Segundo | Rodrigo Paiva / Getty Images.
O ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), principal nome cotado para encabeçar a chapa de oposição de direita ao governo Elmano (PT), criticou a forma como tem sido conduzida a gestão dos hospitais regionais do Ceará. Em entrevista ao Portal ‘É de lascar’, divulgada neste sábado (24), chegou a dizer que quem dirige o Hospital Regional do Cariri (HRC) é um “médico doidinho”.
Ele referiu-se ao ex-vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, que assumiu a direção do HRC há mais de dois anos. No momento, Ciro havia sido questionado sobre a continuidade de obras da saúde — se chegar ao Palácio da Abolição — como é o caso do Hospital Regional de Maciço de Baturité, que teve a obra de serviço assinada em novembro de 2025.
Ele defendeu que é necessário completar o planejamento feito por Cid Gomes (PSB), ex-governador do Ceará (2007 a 2011 e 2011 a 2015), onde à época foi titular da Secretaria de Saúde do Estado. “Esse planejamento foi totalmente abandonado. Destruíram completamente a regulação do Estado, entregaram os hospitais regionais à politicagem mais rasteira. Lá no Juazeiro do Norte é um médico doidinho, que não passou pela seleção do ISGH”, afirmou.

Ciro Gomes e Giovanni Sampaio. | Foto: Reprodução
Tensão antiga
A tensão entre ambos não é de hoje. Em outubro de 2025, o ex-presidenciável havia falado que “toda a rede de saúde do Ceará está loteada para políticos”, onde citou diretamente Giovanni Sampaio, a quem acusou de não ter qualificação para o cargo. Dias após o pronunciamento, o diretor do HRC respondeu Ciro o chamando de “canalha” e “falastrão.
Agenda no Cariri
Ciro Gomes deve cumprir agenda no dia 7 de fevereiro, na região do Cariri. A informação foi divulgada pelo suplente de deputado estadual Aloísio Brasil (União Brasil) na última quinta-feira (22).
O momento faz parte de uma série de encontros que a liderança fará no interior do Ceará em busca de fortalecer uma possível pré-candidatura. Em reunião realizada na quinta-feira, o grupo de oposição, formado por Aloísio, Glêdson Bezerra (Podemos), Felipe Vasques (Agir), Argemiro Sampaio (União Brasil) e Zé Adega (PL), debateu os preparativos do evento.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram