Giovanni Sampaio e Ciro Gomes | Fotos: Reprodução
O diretor do Hospital Regional do Cariri (HRC), Giovanni Sampaio, respondeu nesta segunda-feira (26) às declarações do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), que no último sábado (24) o chamou de “médico doidinho”. Na ocasião, Ciro afirmou que os hospitais regionais teriam sido “entregues à politicagem mais rasteira” e criticou o fato de Giovanni não ter passado por processo seletivo.
Em resposta, Giovanni adotou um tom duro e partiu para o ataque contra o ex-ministro. Disse que estava em silêncio por respeito ao senador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro, mas que decidiu reagir após ser alvo das declarações. “Vou responder à altura aos teus delírios ou à síndrome de abstinência”, afirmou, em vídeo divulgado nas redes sociais.
Ao longo da fala, Giovanni chamou Ciro de “doidão” e criticou as recorrentes investidas do ex-ministro contra o ministro da Educação, Camilo Santana (PT). “Ciro Doidão, aqui quem tá falando é o doidinho que tu falou do Juazeiro, doutor Giovanni. Tu chega em Juazeiro, em vez de trazer um projeto para a cidade, tu fica falando de Camilo”, disse.
Giovanni também saiu em defesa de Camilo Santana e de Cid Gomes, a quem classificou como “dois dos maiores governadores do Ceará”, e questionou a trajetória partidária de Ciro e sua atual posição política. “Deixa o Camilo em paz”, afirmou, encerrando a fala com novas críticas ao ex-ministro.
A troca de declarações ocorre em meio às movimentações da oposição para as eleições de 2026, nas quais Ciro é apontado como potencial candidato ao governo do Estado. Giovanni, por sua vez, tem integrado a tropa de choque da base governista no Cariri. Em dezembro, ele chegou a se envolver em uma confusão após um integrante do MBL fazer críticas ao governador Elmano de Freitas (PT).