Assinatura da PPP aconteceu nesta terça-feira (27). | Foto: Guto Vital / Portal M1.
A prefeitura de Barbalha firmou uma Parceria Público-Privada (PPP), nesta terça-feira (27) com o Banco do Nordeste para modernizar a infraestrutura urbana do município. O projeto prevê a ampliação e modernização da iluminação pública, a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos e a oferta de Wi-Fi gratuito em espaços e equipamentos públicos.
Em entrevista ao Portal Miséria/M1, o gestor municipal Guilherme Saraiva (PT) apontou que uma das ações planejadas é a troca das lâmpadas antigas pelas de LED, que são mais econômicas e têm maior durabilidade.
“Você tem um investimento inicial maior, mas depois você tem um custo fixo mensal menor ao longo dos anos. Com isso sobra-se mais recursos para fazer as expansões na iluminação pública, de uma forma mais barata ainda para o município. É um modelo inovador, moderno, que está chegando aqui”, pontuou.
Segundo Aldemir Freire, sub-presidente do Banco do Nordeste, a parceria é uma inovação da região do Cariri. “Vai para a iluminação pública, mas também para uma cidade inteligente e essa pode ser uma das primeiras parcerias que o Banco pode adotar com a prefeitura de Barbalha”, disse.
A colaboração envolve outras instituições, como o Banco Mundial, que deve investir R$ 350 mil dólares no projeto. “Para que a gente entre no rol das poucas cidades que tem no Brasil de cidades inteligentes. E nesse estudo, o banco vai apontar toda a viabilidade econômica de um novo projeto para a iluminação pública”, explicou o prefeito.
Contrapartida
Questionado pelo Portal Miséria/M1 sobre a contrapartida das empresas na PPP, Guilherme afirmou que a vencedora do processo de licitação terá um tempo maior de responsabilidade pela manutenção e ampliação do sistema de iluminação.
“Ela vai ter uma certeza de receita por um tempo maior e consequentemente ela vai ter exigências também maiores. Então esse vai ser o novo formato”, disse.
Assista a reportagem completa:
Ver essa foto no Instagram
LEIA TAMBÉM | Terreno usado para despejo de entulho é alvo de ação da prefeitura de Barbalha e do Ministério Público