Filmes indicados ao BAFTA 2026. Foto: Divulgação.
O Brasil conquistou quatro indicações na edição de 2026 do BAFTA, premiação da Academia Britânica de Cinema, considerada uma das mais importantes do audiovisual mundial. Entre os destaques está o filme “O Agente Secreto”, que concorre em duas categorias. O anúncio foi feito nesta terça-feira (27), durante cerimônia realizada na Inglaterra.
O Agente Secreto (2025) foi indicado a melhor filme em língua não inglesa e melhor roteiro original. Nesta edição, outros dois brasileiros também disputam o prêmio britânico, totalizando quatro indicações para o país: Adolpho Veloso, na categoria melhor fotografia, pelo filme Sonhos de Trem (2025), e Apocalipse nos Trópicos (2025), com direção de Petra Costa, indicado a melhor documentário.
Conheça os indicados
O Agente Secreto (2025)
Ambientado em 1977, durante a ditadura militar brasileira (1964–1985), o filme acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor especializado em tecnologia que tenta deixar para trás um passado marcado pela violência. Em busca de recomeço, ele se muda de São Paulo para Recife, mas, ao chegar à capital pernambucana em plena semana de carnaval, passa a despertar a desconfiança dos vizinhos e percebe que está sendo espionado.
A produção já acumula reconhecimento internacional, com prêmios no Globo de Ouro e no Festival de Cannes, e segue em destaque ao disputar categorias do Oscar 2026.
RELEMBRE | Oscar 2026: Filme “O Agente Secreto” é indicado em quatro categorias
Adolpho Veloso
Diretor de fotografia brasileiro, Adolpho Veloso conquistou reconhecimento internacional com seu trabalho em Sonhos de Trem (2025), dirigido por Clint Bentley. A produção retrata a história de um lenhador que leva uma vida solitária enquanto enfrenta o amor e a perda em meio às profundas transformações dos Estados Unidos no início do século 20.
O filme foi rodado quase integralmente com luz natural em locações no Noroeste dos Estados Unidos, evocando memórias poéticas do protagonista Robert Grainier (Joel Edgerton).
Apocalipse nos Trópicos (2024)
Dirigido por Petra Costa, o documentário analisa a ascensão da influência evangélica na política brasileira, investigando como lideranças religiosas fundamentalistas passaram a moldar o cenário político do país, especialmente durante o governo de Jair Bolsonaro (2019–2022). A obra levanta reflexões sobre os impactos desse movimento e os riscos de uma possível teocracia no Brasil.
Ana Petra Costa é cineasta, roteirista, produtora e narradora brasileira, além de cofundadora da produtora Busca Vida Filmes. Desde 2018, integra a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação do Oscar.
BAFTA 2026
Considerado o “Oscar britânico”, o BAFTA 2026 será realizado no dia 22 de fevereiro, com transmissão no Brasil pela TNT, na TV por assinatura, e pelo streaming HBO Max.
LEIA TAMBÉM | ‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura levam duas premiações no Globo de Ouro 2026