Compartilhar
Três municípios do Cariri serão beneficiados com poço de alta profundidade para ampliar segurança hídrica
A licitação do projeto, que receberá investimento de quase R$ 29 milhões, está prevista para iniciar em fevereiro deste ano.
Bruna Santos
poço profundo
Foto: Ascom / SRH

Os municípios de Araripe, Campos Sales e Salitre, na região do Cariri, serão contemplados com a perfuração de um poço de alta profundidade, a fim de ampliar o  Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) que atende as cidades. O anúncio foi realizado na última quarta-feira (28) pelo governador Elmano de Freitas (PT). 

A licitação do projeto, que receberá investimento de quase R$ 29 milhões, está prevista para iniciar em fevereiro deste ano. “Esses três municípios corriam um risco muito grande de desabastecimento. Agora, esse investimento resolve o problema hídrico das três cidades juntas”, comentou o titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Fernando Santana (PT).

Ao todo, a ampliação do SIAA nos três municípios deve beneficiar cerca de 58 mil pessoas. Destaca-se que a demanda é realizada após a organização de audiência pública com as comunidades, que apontaram a urgência em garantir segurança hídrica. 

A  Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é a empresa responsável pelo projeto técnico de perfuração do poço. Nós temos, portanto, um poço funcionando, vamos recuperar outro e perfurar mais um, passando a ter três sistemas fornecendo água à população dos três municípios”, afirmou o governador. 

Outras medidas no Cariri

Segundo a Cagece, outras medidas vêm sendo implementadas para ampliar o fornecimento de águas em Araripe, Campos Sales e Salitre. Entre elas estão ações de redução de perdas e adequações nas captações das estações de tratamento e nas redes de distribuição.

Caso a gente tenha uma quadra chuvosa boa, com reposição de água nos açudes de Campos Sales e Araripe, teremos redundância. Ou seja, teremos tanto as águas dos açudes quanto as dos poços, permitindo que a região se livre definitivamente da escassez hídrica”, projetou o presidente da Companhia, Neuri Freitas.

LEIA TAMBÉM | Profeta da chuva prevê bom inverno em 2026 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria