Compartilhar
Comandante critica Elmano por não contemplar Juazeiro do Norte com viaturas da Patrulha Maria da Penha: “politicagem rasteira”
Segundo César Alves, a gestão municipal enviou ofício ao Governo do Estado solicitando a inclusão de Juazeiro do Norte no programa, mas o pedido teria sido ignorado.
Rogério Brito
Comandante César Alves e viaturas da Patrulha Maria da Penha | Fotos: TV Miséria e Casa Civil-CE

O comandante da Polícia Municipal de Juazeiro do Norte, César Alves, fez duras críticas ao governador Elmano de Freitas (PT) nesta quinta-feira (29) após o município ficar de fora da lista de cidades contempladas com viaturas da Patrulha Maria da Penha. No Cariri, sete cidades receberam os veículos no último dia 21 de janeiro.

Segundo ele, a gestão municipal enviou ofício ao Governo do Estado solicitando a inclusão de Juazeiro do Norte no programa, mas o pedido teria sido ignorado. Alves classificou a decisão como uma “politicagem rasteira”, ao afirmar que o Estado estaria privilegiando municípios com prefeitos aliados, em detrimento daqueles sem alinhamento político, como Juazeiro do Norte.

“Juazeiro do Norte manifestou interesse em aderir ao programa e foi ignorado. O governador não está perseguindo o governo [do prefeito] Glêdson, está prejudicando as mulheres de Juazeiro do Norte, que são vítimas de violência doméstica e que tanto precisam desse serviço para poder viver as suas vidas”, afirmou o comandante ao Miséria/M1.

César Alves lembrou ainda que Juazeiro foi pioneiro na criação da Patrulha Maria da Penha. De acordo com a Secretaria das Mulheres, os veículos serão operados por agentes das guardas municipais. No entanto, conforme destacou o comandante, alguns desses municípios sequer possuem guarda municipal para implementar o programa.

“Fomos a primeira Patrulha Maria da Penha do interior. Temos uma atuação de sete anos, com mais de 7.100 visitas, mais de 960 mulheres atendidas e 71 prisões de homens agressores somente em 2025. Não ser contemplado por esse programa só mostra, mais uma vez, o tipo de política que está sendo estabelecida pelo governo do Estado”, completou.

Os veículos estão cedidos pelo Estado aos municípios beneficiados. São eles: Acopiara, Aiuaba, Aquiraz, Aracati, Araripe, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Crato, General Sampaio, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Icó, Iguatu, Ipu, Itapajé, Jardim, Milagres, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Orós, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, Potengi, Reriutaba, Santana do Cariri, Varjota e Viçosa do Ceará.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria