Além da alimentação, o comércio oferece artigos domésticos, roupas, redes, sandálias, bonecos e peças de artesanato | Foto: Guto Vital/ Miséria/M1
A Romaria de Nossa Senhora das Candeias tem aquecido o comércio no Centro de Juazeiro do Norte nesta semana. A cidade registra intensa movimentação de vendedores e romeiros no entorno da Igreja Matriz e do Centro de Apoio aos Romeiros, além de ruas como São José e Mercado Central.
Nesta sexta-feira (30), a TV Miséria/M1 acompanhou a movimentação. Espetinhos de porco, frango, boi, queijo e torresmo são algumas das opções encontradas pelos romeiros, que aproveitam a visita para fazer refeições rápidas. Produtos tradicionais também têm grande saída, como rapadura, doce de buriti e aguardentes artesanais.
Romeiros vindos de outros estados destacam a frequência com que participam da Romaria. Uma devota de Santana do Ipanema, em Alagoas, contou que já fez 14 viagens a Juazeiro do Norte e disse que não pretende parar: “Amo esse movimento. Ainda quero vir muitas vezes mais”, afirmou.
Além da alimentação, o comércio oferece artigos domésticos, roupas, redes, sandálias, bonecos, peças de artesanato e panelas de alumínio. Moradores também aproveitam o período para reforçar a renda. “Eles compram muito quando vão embora. Até o dia 2 ainda rende bastante”, relatou uma vendedora no entorno da Igreja Matriz.
A Romaria segue até a próxima segunda-feira (2), quando se encerra com a Procissão Luminosa. Criada pelo Padre Cícero, a celebração surgiu como forma de unir devoção e geração de renda, inicialmente com a confecção e venda de lamparinas durante um período de seca.
Confira a reportagem completa:
Ver essa foto no Instagram