Compartilhar
Manifestação em Juazeiro do Norte pede federalização das investigações do caso Cão Orelha
O ato ocorreu na Praça do Giradouro e reuniu representantes de organizações de proteção animal e parte da população.
Rogério Brito
Manifestação Cão Orelha em Juazeiro do Norte
Manifestação ocorreu na Praça do Giradouro, em Juazeiro do Norte | Foto: Reprodução/ Instagram Jacqueline Gouveia

Ativistas da causa animal realizaram, neste domingo (1º), uma manifestação em Juazeiro do Norte pedindo justiça pelo Cão Orelha, cachorro comunitário de Santa Catarina vítima de maus-tratos em um caso que ganhou repercussão nacional. O ato ocorreu na Praça do Giradouro e reuniu representantes de organizações de proteção animal e parte da população.

Durante a mobilização, os manifestantes exibiram cartazes cobrando justiça e a federalização das investigações. Organizações e ativistas defendem que a medida garantiria maior imparcialidade na apuração do crime, diante de indícios de interferência de familiares de suspeitos no andamento do caso.

Presente no ato, a vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) criticou a condução das investigações. “Todo mundo continua solto. É tanta lambança nesse caso que estão pedindo federalização, já que a justiça de Santa Catarina não está apta a julgar”, afirmou.

Os manifestantes também cobraram a redução da maioridade penal, uma vez que os suspeitos são menores de idade e estão sujeitos a medidas socioeducativas, consideradas brandas por parte dos participantes em casos de maus-tratos a animais.

“A lei que permite que eles votem para eleger quem tá aí governando o nosso país. Que a idade deles também já possa responder pelos atos deles. Isso foi um crime que não tem lei nenhuma que venha a proteger eles [os animais]”, disse outra ativista que participou da manifestação.

Relembre o caso

O Cão Orelha era um cão comunitário em Santa Catarina e teve a morte associada a um episódio de extrema crueldade, que gerou comoção nacional. Quatro adolescentes são investigados pela Polícia Civil e pelo Ministério Público por suspeita de envolvimento no crime. O caso passou a mobilizar ativistas, artistas e entidades de defesa animal em diferentes regiões do país.

A repercussão também motivou homenagens artísticas no Cariri, que transformaram Orelha em símbolo da luta contra os maus-tratos e da defesa dos direitos dos animais.

Confira o vídeo:

LEIA TAMBÉM:

Artista caririense Wanderson Petrova homenageia Cão Orelha com mural
Maquiador David Bertassi presta homenagem ao Cão Orelha com arte corporal

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria