Imagem ilustrativa | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.
Um novo cronograma para os agendamentos do programa Minha Casa Minha Vida, em Juazeiro do Norte, deve ser divulgado até o final de fevereiro. O processo foi suspenso em novembro de 2025, após diversos usuários relatarem lentidão e falhas no carregamento no sistema utilizado. Em dezembro, foi aberto uma auditoria para averiguar supostas irregularidades
À época, cerca de 400 pessoas chegaram a realizar o agendamento. No entanto, com a suspensão, o pré-cadastro feito passou a não valer. Em entrevista ao Portal Miséria/M1, a secretária de Assistência Social, Josy Lima, apontou que a equipe tem trabalhado para tornar o processo mais justo e tranquilo aos juazeirenses.
Segundo a titular da pasta, todos os cadastros passarão por análise conforme os critérios estabelecidos pela portaria do Governo Federal, incluindo a verificação se a família se enquadra em algum déficit habitacional. “Nós vamos fazer um pré-cadastro online, a pessoa já vai ter que marcar lá quais critérios que ela se encaixa, qual déficit habitacional que ela está. Se ela não estiver dentro desses critérios e nem do déficit habitacional, aí ela já não vai ter como”, explicou.

Josy Lima, secretária de Assistência Social de Juazeiro do Norte. | Foto: Guto Vital / Portal M1.
Atualização do CadÚnico
Nesta edição do Minha Casa Minha Vida, serão disponibilizados cerca de 800 apartamentos. Diferente dos outros anos, não haverá sorteio. Após o pré-cadastro, o agendamento e a confirmação das informações fornecidas, o sistema vai hierarquizar as inscrições.
Em seguida, o município encaminhará à Caixa Econômica Federal aqueles que mais se enquadrarem nos critérios. “Não adianta a pessoa dizer que tem cinco filhos lá, que vai levar tudo direitinho, se no cadastro único não está atualizado com esses cinco filhos. Então, tem que ser cara crachá. Só aí, caso haja alguma inconsistência, já vai ser indeferido”, apontou Josy.
Acompanhe a entrevista completa:
Ver essa foto no Instagram