Compartilhar
Felipe Vasques projeta ano legislativo com pautas importantes; reforma da previdência e reajuste do magistério devem estar na agenda
Em coletiva à imprensa, o presidente da Casa, Felipe Vasques (Agir), traçou as principais expectativas da agenda legislativa para as próximas semanas.
Bruna Santos
Felipe Vasques, presidente da Câmara de Juazeiro do Norte.
Felipe Vasques, presidente da Câmara de Juazeiro do Norte. Foto: Guto Vital / Portal M1.

O retorno dos trabalhos legislativos na Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte ocorreu na última terça-feira (3). Em coletiva à imprensa, o presidente da Casa, Felipe Vasques (Agir), traçou as principais expectativas da agenda para as próximas semanas, que incluem a entrega da Comenda Mérito Legislativo a Ciro Gomes, a votação do reajuste para professores municipais e o início da tramitação do projeto de reforma da previdência municipal.

O vereador ainda comentou sobre a atuação do Conselho de Ética implementado no segundo semestre de 2025 e o papel que ele cumprirá durante os embates políticos em ano eleitoral. De acordo com Vasques, as discussões são naturais, mas devem ser respeitosas, sem ferir a moral ou honra dos parlamentares. 

Eu vejo como muito natural e eu creio que essas discussões políticas vão pautar boa parte das discussões ao longo desse ano porque a gente está em um ano político e aqui é uma casa política”, afirmou.

Comenda

Neste sábado (7), o ex-ministro Ciro Gomes (PSBD) receberá a Comenda do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. A honraria, proposta pelo vereador Jullian de Cielio (PSB), tem o objetivo de reconhecer personalidades públicas pelos serviços prestados aos juazeirenses. A solenidade acontecerá às 11h, no plenário Dra. Yanne Brena.

Foi aprovada, no final das contas, por unanimidade. Todos os vereadores votaram. Então, a despeito da discussão que não era nem muito devida durante a entrega da comenda, ela foi votada por unanimidade entre os vereadores que estavam presentes na Casa”, disse Vasques. 

Plenário da Câmara de Juazeiro do Norte

Plenário da Câmara de Juazeiro do Norte | Foto: Guto Vital / Portal M1.

Reforma da previdência 

Uma das principais pautas previstas para 2026 é a reforma da previdência municipal. O prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), que esteve presente na primeira sessão legislativa do ano, afirmou que deve encaminhar um projeto sobre o tema à Casa.

Glêdson defendeu a necessidade de adequação às novas regras, seguindo o exemplo da reforma da previdência federal. O chefe do Executivo descreveu o assunto como espinhoso, por considerar que a previdência municipal está “quebrada” e por impactar diretamente os servidores, mas que, mesmo assim, é necessário trazê-lo à discussão. “Não é uma medida a essa altura que vai resolver problema nenhuma, mas a gente precisa tentar fazer”, disse.

Segundo Felipe Vasques às tratativas sobre o projeto ainda não foram feitas.Eu não tratei ainda com o prefeito a respeito das mensagens do Executivo que chegarão e aqui também não se encontra ainda a reforma previdenciária. Mas obviamente a gente deve ter muitas matérias importantes a serem discutidas ao longo deste ano”, apontou. 

Reajuste do magistério

Ainda na terça-feira (3), Glêdson Bezerra deu entrada na Câmara com o projeto que prevê o reajuste de 5.4% aos professores efetivos de contratados do município. O percentual acompanha o Piso Nacional do Magistério, estabelecido pelo Governo Federal.

A expectativa é que a mensagem seja votada ainda na próxima semana. Antes, a proposta passará pelas comissões de Constituição e Justiça e de Orçamentos, que devem se reunir na próxima segunda-feira (9).

Quero crer que na terça ou na quinta a gente já esteja com essa matéria pronta para ser votada”, projetou Vasques.

LEIA TAMBÉM | Câmara aprova parcelamento do IPTU em Juazeiro do Norte: “prefeitura não é banco”

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria