No Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti | Foto: João Vitor Silva
O Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato, sedia entre a próxima sexta-feira (6) e domingo (8) a 22ª edição da Feira Cariri Frutas. A programação reúne atividades de educação ambiental, debates sobre a preservação da Chapada do Araripe e estratégias de prevenção e combate a queimadas, com foco em métodos de manejo que dispensam o uso do fogo.
Durante os três dias, o evento oferece frutas, produtos da agricultura familiar, culinária regional, artesanato e plantas. O público também tem acesso a oficinas, vivências formativas e apresentações de artistas e mestres de expressões populares da região.
Ações de Recuperação Ambiental
Como parte do cronograma de recuperação do território, haverá o plantio e a distribuição de mudas nativas. No sábado (7), uma atividade de campo no Caldeirão da Santa Cruz do Deserto prevê o plantio de ao menos 30 mudas. A ação será restrita, visando o fortalecimento do reflorestamento local.
Programação completa:
Sexta-feira, 06 de fevereiro
- 09h00: Início da Feira Livre
- 10h30: Oficina: Polpas de frutas e sucos naturais – com Socorro Sales (agricultora) e Kallyny Linhares (nutricionista)
- 14h30: Roda de conversa: Cadeias produtivas da fruticultura – com S. Expedito Guedes
- 16h00: Oficina: Aproveitamento de frutas e ervas naturais – com as Mezinheiras do Pé da Serra: Maria de Jesus Guedes e Raimundinha (das Batateiras)
- 19h00: Abertura oficial da 22ª Cariri Frutas
- 20h00: Apresentação Cultural: Marchinhas de Carnaval – com a Banda de Música do Crato
- 21h00: Apresentação Cultural: Cantor Batista
Sábado, 07 de fevereiro
- 06h00: Plantio de mudas no Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (Público Fechado)
- 10h00: Apresentação Cultural: Repentista Francinaldo
- 10h30: Palestra: Linhas de crédito para agricultores(as) familiares e juventude do campo – com Francivaldo Pereira dos Santos (Banco do Nordeste)
- 14h00: Roda de conversa: Geografia agrária e crédito fundiário – com Prof. Dr. Anderson Camargo de Brito (URCA) e João Alfredo (IDACE)
- 15h00: Roda de conversa: Preservação e combate às queimadas na Chapada do Araripe – com Márcio Holanda (ambientalista), Kelysson Amparado (SEMMA) e Brigada de Incêndio do Crato
- 20h00: Apresentação Cultural: Reisado do Mestre Aldenir
- 21h00: Apresentação Cultural: Banda Amanhecer do Sertão
Domingo, 08 de fevereiro
- 08h30: Oficina: Saquinho ecológico para produção de mudas em fibra de bananeira – com a Associação de Cafeicultores da Chapada do Araripe (ACCA)
- 09h30: Co-construção da Carta Política da Feira
- 10h00: Avaliação da 22ª Cariri Frutas