Foto: Guto Vital / Portal M1.
Após denúncias feitas por moradores do bairro Jardim Gonzaga, em Juazeiro do Norte, sobre alagamentos que poderiam estar associados à construção de um condomínio fechado, chamado de “Le Jardim”, na Avenida Francisco Humberto Bezerra, o Portal Miséria/M1 ouviu, na última quarta-feira (4), a diretora executiva da construtora responsável pela obra, que contesta as acusações.
Em 21 de janeiro, seis meses após a primeira denúncia, a reportagem pautou o alagamento das residências ao entorno do empreendimento, que ocupa mais de 240 mil m², em uma área que se estende da rua Luciano de Melo até o Anel Viário.
No entanto, de acordo com Patrícia Coelho, diretora da CRC Loteamento Le Jardim Spe LTA, a construção do condomínio não está relacionada aos problemas causados pela falta de drenagem das vias. Ela argumenta que antes da construção foram viabilizados estudos técnicos de sondagem do solo, volumetria das águas pluviais e topografia, a fim de prevenir possíveis transtornos.
Também apontou que a execução do projeto contou com a participação de profissionais renomados, e que a empresa possui responsabilidade social. “Aqui é um terreno com 244 mil metros quadrados, onde do meio do terreno para frente do empreendimento, nós fizemos pelo método não destrutivo, um túnel embaixo do anel viário, com autorização da SOP, da Secretaria de Obras Públicas do Estado do Ceará. E essa parte de trás foi tomado todos os devidos cuidados técnicos para não piorar um contexto já existente no município, que é um alagamento que muito antes do Le Jardim já acontecia”, disse.
A diretora ainda afirmou que o prédio recebeu dispositivos específicos, como escadas dissipadoras e pequenas declividades longitudinais, para reduzir a velocidade do escoamento e evitar erosão. Além das medidas já implementadas, está prevista a instalação de uma bacia de contenção.
“Vai ser feita uma bacia de contenção, que foi o resultado de um parecer e uma análise dos maiores nomes do estado do Ceará, no sentido de resguardar de todo e qualquer risco, não só os nossos adquirentes, como os moradores do entorno do empreendimento”, anunciou.
Confira a entrevista completa:
Ver essa foto no Instagram