Compartilhar
INSS normaliza sistemas e orienta segurados sobre atendimentos no Cariri
A Gerência Executiva em Juazeiro do Norte, que coordena as unidades da região, confirmou o retorno das atividades presenciais e remotas, orientando os segurados sobre o fluxo de demanda. 
Nathalie Fernandes
Unidade do INSS em Juazeiro do Norte
Unidade do INSS em Juazeiro do Norte. | Foto: Guto Vital/Portal M1

O funcionamento das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na região do Cariri foi restabelecido após um período de instabilidade nos sistemas. A Gerência Executiva em Juazeiro do Norte, que engloba outros municípios da região, confirmou o retorno das atividades presenciais e remotas, orientando os segurados sobre o fluxo de demanda.

Ao Portal M1, o gerente executivo do INSS em Juazeiro do Norte, Emerson Calou, explicou que a migração do sistema gerou um acúmulo de pessoas no início da semana. “Nós tivemos um pico de atendimento no início da semana, muita gente tentou ser atendida e correu para as agências e atendimentos até que não eram necessários serem realizados presencialmente”, afirmou.

Canais de Atendimento Remoto

A orientação do órgão é priorizar os canais digitais e telefônicos para evitar deslocamentos desnecessários e reduzir filas. Atualmente, mais de 100 serviços podem ser realizados sem comparecimento físico.

  • Telefone 135: Central de serviços para consultas e agendamentos.
  • Aplicativo Meu INSS: Plataforma acessada via conta GOV.BR.
  • Redes Oficiais: Canal para verificação de notícias e comunicados sobre o sistema.

Verifique se esse atendimento pode ser agendado para a gente conseguir mensurar e se preparar para atender a demanda, assim como também você não demorar muito tempo esperando”, explicou o gerente.

Perícias Médicas e Mutirões

As perícias médicas e avaliações sociais seguem o regime de agendamento prévio. Para os segurados que tiveram atendimentos prejudicados entre os dias 28 e 30 de janeiro devido à migração do sistema, o INSS iniciou ações de antecipação e remarcação. Segundo o gerente, as datas estão disponíveis nas redes sociais da agência.

“Quem não foi atendido já foi agendado, procure acessar remotamente os canais da gente e verificar a data que está marcada essa perícia para que não haja uma viagem perdida”, orientou Calou. O órgão também mantém a realização de mutirões para reduzir o tempo de espera na região.

Assista a reportagem completa:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria