Compartilhar
Em dois meses, mais de 60 toneladas de resíduos foram retiradas das redes de esgoto de três cidades do Cariri
Entre os materiais encontrados nas tubulações estavam areia, sacos plásticos e copos descartáveis.
Bruna Santos
manutenção da rede de esgoto no cariri
Manutenção tem como foco garantir bom funcionamento das tubulações. | Foto: Divulgação.

Cerca de 65 toneladas de resíduos sólidos foram retiradas das redes de esgoto de Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. Entre os materiais encontrados nas tubulações estavam areia, sacos plásticos e copos descartáveis. Os dados são resultado de ações de manutenção preventiva realizadas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com a Ambiental Ceará.

O trabalho vêm sendo realizado desde o final de 2025, e já chegou a mais de 60 km de rede nas três cidades. O objetivo da manutenção é garantir  bom funcionamento das tubulações para evitar obstruções, extravasamentos e alagamentos durante o início da quadra chuvosa no estado.

Porém, a coordenadora de Planejamento, Monitoramento e Desempenho da Cagece, Juliana Filgueiras de Oliveira, ressalta a importância da parceria entre a população e o trabalho executado pela companhia, destacando a necessidade de os usuários evitarem o descarte irregular de resíduos nas redes de esgoto.

A colaboração dos usuários é fundamental: não descartar resíduos sólidos na rede, manter as caixas de gordura limpas e garantir o livre acesso às caixas de inspeção são medidas essenciais. Além disso, o lixo doméstico deve ser destinado à coleta pública, evitando o assoreamento das tubulações e danos aos equipamentos,” orienta.

manutenção da rede de esgoto no cariri

Foto: Divulgação.

Além do descarte correto, outro ponto apresentado pelas equipes é a importância de conectar as casas à rede de esgotamento sanitário.  “O essencial é que a população mantenha o bom uso da rede de esgoto, não descarte lixo na rede e efetue a separação das águas de chuva, encaminhando esse líquido para o sistema de drenagem urbana, e não para o esgoto”, explica André Ramos, coordenador de operações e serviços da Ambiental Ceará. 

Equipamento especial

Segundo a companhia, as redes de maior diâmetro, a exemplo das de 500 mm, demandam atenção especial, devido à quantidade de materiais gerados por meio das atividades humanas e industriais que circulam nesses trechos. Nestes pontos, há o uso de caminhão Roots, equipamento que permite a remoção de resíduos e do óleo que, muitas vezes, fica incrustado nas paredes do sistema de esgoto.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas