Foto: Produção/Prazeres Insanos.
Seis cidades da região do Cariri foram escolhidas como cenário para as filmagens da série de televisão Prazeres Insanos – Paleontologia do Medo. Com previsão de lançamento para o início de 2027, a produção terá locações em Barbalha, Crato, Assaré, Juazeiro do Norte e Aurora, além de Santana do Cariri, que concentra os principais cenários da trama.
A primeira temporada contará com cinco episódios e propõe uma narrativa que entrelaça descobertas paleontológicas e arqueológicas, meio ambiente e o tema do feminicídio. O primeiro bloco de gravações já foi realizado nas cidades de Santana do Cariri, Barbalha e Crato. As próximas etapas incluem filmagens em Assaré, Juazeiro do Norte e Aurora, ao longo dos próximos cinco meses.
Alguns dos pontos escolhidos pela produção foram mencionados pelo diretor, Lamarck Dias: “O ambiente universitário, científico e cultural é o pano de fundo da história. A URCA, o Museu de Santana do Cariri e o Geopark Araripe nos oferecem uma textura visual e simbólica muito potente”.
Já o produtor executivo, Bruno Monteiro, destacou o cenário principal da série: “Santana do Cariri tem se mostrado uma cidade com um potencial incrível para o audiovisual. Encontramos aqui locações primorosas e um acolhimento muito generoso da população”.
Seleções para elenco
Um tema ressaltado por Lamarck foi a valorização do elenco regional: atores e atrizes do Cariri compõem 100% do elenco deste primeiro bloco de cenas. As próximas gravações, no entanto, ainda contarão com processos seletivos abertos. “Quero chamar atenção do público artístico, principalmente dos atores e atrizes profissionais e amadores da região: ainda haverá espaço para seleção de elenco nos próximos meses”, destacou Lamark.
As chamadas de elenco serão divulgadas por meio do perfil oficial da série, que também compartilha diariamente registros das gravações, do elenco e da equipe técnica em atividade no Cariri. O projeto conta com apoio da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Sinopse da série
Prazeres Insanos – Paleontologia do Medo acompanha Renato, um professor respeitado e figura ativa no meio acadêmico, que esconde uma pulsão violenta e um passado marcado por traumas e relações de poder distorcidas.
À medida que uma sequência de crimes contra mulheres abala a região, a narrativa cruza o universo dos fósseis, da pesquisa científica e do cotidiano universitário com a brutalidade do feminicídio, expondo as contradições de uma sociedade que convive com o conhecimento e, ao mesmo tempo, com a barbárie. A cada episódio, o enredo aprofunda o labirinto psicológico do protagonista e da própria cidade, provocando o público a refletir sobre culpa, impunidade, desejo e violência estrutural.
Ver essa foto no Instagram