mais de 60 toneladas de resíduos já foram retiradas da rede coletora | Foto: Guto Vital/ Portal M1/Miséria
A concessionária Ambiental Ceará intensificou o trabalho preventivo de limpeza da rede coletora de esgoto em Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha. De acordo com a empresa, a ação tem como objetivo evitar obstruções e extravasamentos, problemas que tendem a se agravar durante o período de chuvas.
De acordo com o coordenador de operações da Ambiental Ceará, André Ramos, o serviço consiste na retirada de resíduos acumulados na rede. “Nesse período, a situação se agrava, e o caminhão faz a remoção desse material para que a rede possa trabalhar e fluir o esgoto de forma contínua, evitando extravasamentos”, explicou.
Segundo ele, as ações preventivas foram iniciadas em dezembro do ano passado. Desde então, mais de 60 toneladas de resíduos já foram retiradas da rede coletora. Ao todo, cerca de 65 quilômetros de rede passaram pelo processo de limpeza preventiva nas três cidades.
Outro ponto de atenção é o descarte irregular de lixo. De acordo com o coordenador, ainda é comum encontrar resíduos inadequados na rede, como fraldas descartáveis, absorventes, garrafas PET, panos e até peças de roupa.
“A população precisa separar o lixo e evitar o descarte irregular nas ruas. Também não se deve jogar lixo na rede coletora de esgoto. É muito material lançado de forma indevida, o que agrava ainda mais a situação”, afirmou.
Assista a reportagem:
Ver essa foto no Instagram