Obras do Cetras Cariri, no Crato. | Foto: Reprodução / Semace.
O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres do Cariri — Cetras Cariri, sediado do Crato, deve ser inaugurado em junho, de acordo com projeção da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Semace). A obra chegou a 60% de conclusão e está sendo realizada em um terreno de 50 mil metros quadrados, no Sítio Batateiras, às margens da rodovia CE-292.
A ordem de serviço para construção do equipamento foi assinada em outubro de 2024, com expectativa de entrega em até 24 meses. O local dará suporte a ocorrências como tráfico de animais, atropelamentos e manutenção ilegal em cativeiro. Apesar de ser sediado no Cariri, o Cetras atenderá todo o Ceará.

Animal silvestre resgatado em Várzea Alegre e enviado à ONG para cuidados médicos. Foto: Reprodução.
No local, serão recebidos exclusivamente a fauna silvestre nativa ou, de forma excepcional, exótica. Todos os animais passarão por avaliação técnica para definir sua destinação, que pode incluir encaminhamento a empreendimentos de fauna ou processos de repatriação.
A estrutura comporta um laboratório, clínica veterinária especializada e um escritório regional da Semace. “O Cetras é como um hospital para animais silvestres. Aqui, os animais passam por triagem, avaliação clínica, reabilitação e recondicionamento comportamental, sempre com foco na reintegração à natureza”, explica o fiscal ambiental da pasta, Roberto Cavalcante.
LEIA TAMBÉM | Pitbull é resgatado em situação de maus-tratos em Juazeiro do Norte