Compartilhar
Bombeiro alerta para risco de afogamentos no período de Carnaval; saiba como se prevenir
O Portal M1/Miséria conversou com o Major Arthur Graça, do Corpo de Bombeiros do Cariri, para saber quais medidas preventivas devem ser adotadas para evitar afogamentos durante o período carnavalesco.
Bruna Santos
Major Artur Graça, do Corpo de Bombeiros do Cariri
Major Artur Graça, do Corpo de Bombeiros do Cariri. Foto: Guto Vital / Portal M1.

No período carnavalesco alguns dos destinos mais procurados pelas famílias são as praias, rios e açudes. Porém, em alguns casos, o que deveria ser um momento de diversão pode se transformar em tragédia. A falta de prevenção e de cuidados básicos pode contribuir para o aumento  do risco de afogamentos.

O Portal M1/Miséria conversou com o Major Artur Graça, do Corpo de Bombeiros do Cariri, para saber quais medidas preventivas devem ser adotadas para garantir a segurança das crianças, adultos e idosos nesses ambientes. 

Evitar bebidas alcoólicas

De acordo com Artur, uma das formas de reforçar a segurança de todos os familiares é evitar o consumo de bebidas alcoólicas. “Os adultos que estão ali responsáveis pelas crianças nesse período carnavalesco e em locais de banho, não é interessante, por exemplo, que estejam ingerindo bebida alcoólica”, orienta.

Caso consuma, o ideal é evitar nadar em águas profundas. Para não acontecer nenhum mal súbito durante esse momento e ele precisar de ajuda e de repente não ter”, explica.

LEIA TAMBÉM | Blocos de rua compõem programação do Carnaval de Barbalha a partir desta sexta-feira (13)

Cautela nos açudes

No Cariri, como não há litoral, o lazer é direcionado para os açudes da região. Porém, devido ao período chuvoso é preciso ter cautela, mesmo quando o local aparenta tranquilidade. Isso porque geralmente os reservatórios são ambientes irregulares. 

Aqui, a orientação é simples: Água no umbigo é sinal de perigo, então limite esse nível  de água ao seu banho. Chegou no nível da cintura, não ultrapasse, não vá para locais mais profundos que isso. Açudes são ambientes perigosos porque tem muitas vezes piso escorregadio”, alerta o bombeiro.

Outro agravante é o desconhecimento do açude e a possibilidade de queda repentina em buracos, devido a perda de contato com o solo e a falta de habilidade para nadar.  “Uma pessoa que não tem muita habilidade para nadar ou que já ingeriu bebida alcoólica pode se ver na situação difícil”, enfatiza.

Reforço

Durante o período de Carnaval, as equipes do Corpo de Bombeiros na região contarão com reforço no efetivo para atender ao aumento da demanda. Segundo a corporação, além das equipes que atuam diariamente — como as de combate a incêndios e de busca e salvamento —também serão disponibilizados grupos extras ao longo dos próximos dias. 

LEIA TAMBÉM | Abertura do Carnaval do Povo acontece nesta sexta-feira (13), em Brejo Santo

Assista a entrevista completa:

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas