Compartilhar
TRE-CE mantém inelegibilidade de ex-prefeito de Salitre por abuso de poder político
A denúncia apontou que o então prefeito teria utilizado a máquina pública para promover a distribuição em larga escala de cargos e empregos durante o período eleitoral, o que teria provocado desequilíbrio no pleito.
Redação
Ex-prefeito de Salitre, Dodó de Neoclides | Foto: Reprodução/ Facebook
Ex-prefeito de Salitre, Dodó de Neoclides | Foto: Reprodução/ Facebook

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) negou, nesta quinta-feira (12), o recurso apresentado pelo ex-prefeito de Salitre, Dodó de Neoclides (PSB), em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) por abuso de poder político. O plenário manteve a sentença de primeiro grau que declarou o ex-gestor inelegível por oito anos.

A ação foi ajuizada pela coligação do prefeito eleito, Rondilson Ribeiro (PT). A denúncia apontou que o então prefeito teria utilizado a máquina pública para promover a distribuição em larga escala de cargos e empregos durante o período eleitoral, o que teria provocado desequilíbrio no pleito. Dodó foi derrotado nas urnas por uma diferença de 176 votos.

A denúncia foi acolhida pela 38ª Zona Eleitoral de Campos Sales. Além da declaração de inelegibilidade, o ex-prefeito também foi condenado ao pagamento de multa. Dodó recorreu ao TRE-CE, mas o colegiado manteve integralmente a decisão de primeira instância.

O ex-prefeito já se encontrava inelegível em razão da desaprovação de suas contas de governo referentes ao exercício de 2022 pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), decisão posteriormente confirmada pela Câmara Municipal de Salitre.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas