Major Artur Graça, do Corpo de Bombeiros do Cariri. Foto: Guto Vital / Portal M1.
Alagamentos nas vias das cidades da região do Cariri têm se tornado constantes durante o período chuvoso, devido a falta de infraestrutura para receber as precipitações. Os transtornos podem ir além dos atrasos para chegar ao trabalho ou à escola, podendo colocar em risco a vida dos condutores.
O Portal M1/Miséria conversou com o Major Artur Graça, do Corpo de Bombeiros, para entender quais cuidados devem ser aplicados ao se deparar com passagens molhadas e pontos de alagamento.
A principal orientação é não tentar passar por esses locais, devido ao risco de a água entrar no veículo e chegar ao motor. O ideal é buscar um lugar seguro e aguardar o nível da água baixar.
“Se tornam perigosos devido à contaminação da água e, embora remota, há possibilidade de choque elétrico envolvendo a fiação de energia, algum acidente que possa ocorrer de energizar a água”, alerta o major.
LEIA TAMBÉM | Bombeiro alerta para risco de afogamentos no período de Carnaval; saiba como se prevenir
Se o veículo parar ao tentar atravessar os grandes volumes de água, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e permanecer no veículo. Caso o nível da água continue subindo, abaixe os vidros. “Não deixe os vidros do veículo totalmente fechados, porque isso vai facilitar com que o seu veículo flutue”, explica Artur.
Ainda, de acordo com Graça, as situações com maior complexidade costumam ocorrer quando há correnteza no local, seja em passagem molhada ou em pontes que foram submersas.
“Essas correntes têm força para arrastar o seu veículo. Então não tente passar por locais assim. Pare o carro, volte para um local seguro e espere a água baixar. Porque senão o seu veículo vai ser arrastado e aí fica muito difícil de sair de uma situação dessa”, reforça.