Compartilhar
Cariri registra abertura de mais de 11 mil negócios em 2025, aponta Jucec
Das cidades que compõem a região, Juazeiro do Norte (5.533), Crato (1.815) e Barbalha (816) obtiveram os maiores números no registro de novos empreendimentos.
Bruna Santos
Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, na região do Cariri - Ceará.
Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. | Foto: Reprodução.

A região do Cariri registrou um aumento de 32% na constituição de novas empresas, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). Em 2025 foram abertos 11.610 negócios, superando o quantitativo de 2024, onde surgiram 8.972 novos CNPJs.

Das cidades que compõem o território, Juazeiro do Norte (5.533), Crato (1.815) e Barbalha (816) obtiveram os maiores números. Juntos, os três municípios somam 70,32% dos novos empreendimentos. Outras cidades com destaque são: Brejo Santo (367), Várzea Alegre (345), Mauriti (242), Milagres (221), Campos Sales (214), Abaiara (204) e Missão Velha (162).

Para o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, o resultado se atribui a desburocratização implementada pela Junta.  “Facilitar a jornada de quem quer empreender no interior do Estado é nossa prioridade, e ver cidades como Crato e Juazeiro do Norte batendo recordes de registros nos mostra que o Ceará está no caminho certo para fortalecer cada vez mais suas cadeias produtivas regionais”, afirma.

As atividades que mais movimentaram o registro empresarial no Cariri em 2025 foram: promoção de vendas, serviços de malote, varejo de vestuário e acessórios, além do transporte rodoviário de carga e atividades auxiliares aos transportes terrestres.

Praça do Giradouro, em Juazeiro do Norte.

Praça do Giradouro, em Juazeiro do Norte. | Foto: Anderson Duarte

Setores

O setor de serviços liderou a expansão, com um crescimento de 47% no número de novos CNPJs, saltando de 5.106 para 7.518. A indústria também apresentou avanço, com alta de 12,4%. Já o comércio somou 3.387 novas constituições, o que representa uma acréscimo de 10,5% em relação ao ano anterior.

Os dados abrangem os municípios de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Assaré, Araripe, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campo Sales, Crato, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Santana do Cariri, Salitre, Várzea Alegre e Tarrafas.

 

LEIA TAMBÉM | Período de chuvas: Corpo de Bombeiros orienta condutores sobre riscos em vias alagadas no Cariri

Compartilhar
Comentar
+ Lidas