Compartilhar
Inclusão, abastecimento d’água e infraestrutura dominam debates na Câmara de Juazeiro do Norte
O debate sobre inclusão dividiu espaço com cobranças por melhorias no abastecimento de água e na infraestrutura urbana.
Redação Portal M1
Plenário da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte
Plenário da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte | Foto: Câmara de Juazeiro do Norte/ Divulgação

Denúncias de discriminação contra uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e dificuldades enfrentadas por mães atípicas marcaram a sessão desta quinta-feira (19) na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. O debate sobre inclusão dividiu espaço com cobranças por melhorias no abastecimento de água e na infraestrutura urbana.

Durante a plenária, a moradora Cícera Mikaelly Fernandes utilizou relatou os desafios de ser mãe atípica no município. Ela denunciou um caso de discriminação contra o filho em uma creche do bairro São José e apontou dificuldades no acesso a terapias e fraldas.

Os vereadores se solidarizaram e defenderam apuração rigorosa do caso. Na ocasião, o presidente da Casa, Felipe Vasques (Agir), afirmou que pais de crianças atípicas já enfrentam inúmeros desafios e classificou como inaceitável qualquer prática de exclusão escolar motivada por neurodiversidade.

Ainda sobre inclusão, Barbosa Neto (PT) chamou atenção para a situação de mães de crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), que precisam se deslocar até Fortaleza para garantir o leite especial. Ele informou que apresentará requerimento ao governo do Estado solicitando a descentralização da distribuição para Juazeiro do Norte, com atendimento à região do Cariri.

Alexandre Sobreira (DC) solicitou a instalação de um parque multissensorial na Praça das Cacimbas, na Avenida Carlos Cruz, voltado para crianças atípicas. Já Cleilson Móveis (Agir) protocolou projeto que institui o protocolo municipal de inclusão e manejo de crises de estudantes com TEA nas redes pública e privada.

Abastecimento na zona rural e infraestrutura

Problemas no fornecimento de água também foram destaque. O morador Renato José Felipe, do Sítio Espinho, relatou falhas no funcionamento da bomba que abastece a comunidade e solicitou a instalação de duas caixas d’água, além da ampliação da tubulação para atender todas as residências.

A sessão ainda registrou uma série de cobranças à gestão municipal. Vereadores apresentaram requerimentos solicitando operações tapa-buracos, capinação, desobstrução de vias, pavimentação e reestruturação de estradas vicinais prejudicadas pela quadra chuvosa.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas