Rosimira Maria Sampaio Peixoto Bem | Foto: Arquivo pessoal
Familiares da aposentada Rosimira Maria Sampaio Peixoto Bem, de 74 anos, estão mobilizando uma campanha urgente de doação de sangue em Juazeiro do Norte. A idosa está internada no Hospital Regional do Cariri (HRC) desde o último dia 14 de fevereiro, após apresentar um quadro de hemorragia intensa.
De acordo com uma das filhas, Rosimira é paciente renal crônica e realiza hemodiálise desde 2014. Durante a internação, exames de ultrassom e tomografia identificaram duas massas no rim esquerdo, sendo uma delas medindo entre 5 e 6 centímetros, com volume aproximado de 150 ml.
A forte perda de sangue fez com que a idosa precisasse receber bolsas de transfusão. Ela é do tipo sanguíneo O+, considerado um dos mais utilizados nos bancos de sangue. No entanto, segundo a família, doações de qualquer tipo sanguíneo podem ser feitas, pois, caso não sejam utilizadas por ela, poderão ajudar outros pacientes.
Rosimira segue em observação cirúrgica, mas, conforme relato da filha, está com a hemoglobina muito baixa e apresentando episódios de febre. “Em resumo, ela está fraca demais para se operar agora. Por ser idosa e já fazer anos de hemodiálise, é um caso muito complicado”, explicou.
A família pede que os doadores compareçam ao hemocentro e informem o nome completo da paciente, Rosimira Maria Sampaio Peixoto Bem, para que a doação seja direcionada. “Estou pedindo as doações, o que minha mãe não usar salvará outras vidas com certeza”, reforça a filha.